Papo de Política

By G1

Listen to a podcast, please open Podcast Republic app. Available on Google Play Store.


Category: News

Open in Apple Podcasts


Open RSS feed


Open Website


Rate for this podcast

Subscribers: 681
Reviews: 2


 Nov 9, 2020

Rai Campos
 Mar 9, 2020
vocês são incríveis, mega inteligentes e criativas. É uma satisfação enorme escutar as informações e opiniões que vocês nos trazem. Obrigado!

Description

Uma conversa sobre os destaques da semana, bastidores do poder e o que vem por aí na política e na economia. Toda quinta, as jornalistas da Globo Natuza Nery, Maria Júlia Coutinho, Julia Duailibi e Andréia Sadi trazem análises e informações exclusivas para esse papo.

Episode Date
Papo de Política #114: faltam 100 dias
2226
Neste episódio, Natuza Nery, Julia Duailibi e Mauro Paulino destrincham os principais números da última pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta (23). O que eles indicam? Qual é o recado do eleitorado? Julia destaca que o cenário é de favoritismo para Lula, mas que Bolsonaro mostra resiliência mesmo diante de notícias negativas, como inflação alta, aumento no preço dos combustíveis e o escândalo dos pastores no Ministério da Educação. Natuza observa que, apesar da resiliência, a campanha do atual mandatário não vê o resultado com otimismo. A expectativa era de que Bolsonaro estivesse mais bem colocado nas pesquisas a cem dias da disputa. Você vai saber quais estratégias devem ser adotadas pelas campanhas daqui para a frente para evitar a estagnação. Para o PT, a hora é de tentar conquistar os votos úteis de aliados. Já os estrategistas de Bolsonaro preparam um pacote de bondades para tentar aprovar no Congresso. Mauro Paulino compara as eleições deste ano com um clássico de futebol, quando dois times mobilizam o público e ofuscam os concorrentes.
Jun 24, 2022
Papo de Política #113: as mortes no Vale do Javari
2201
Neste episódio, Julia Duailibi, Flávia Oliveira e Octavio Guedes falam sobre as mortes de Maxciel Pereira, Dom Phillips e Bruno Pereira e da omissão do Estado na Amazônia. Julia analisa um relatório do Conselho Indigenista Missionário sobre violência contra indígenas. Octavio conta em que pé estão as investigações sobre o assassinato de Maxciel, ocorrido em 2019. Flávia destaca que a impunidade pode ser encorajadora para a atuação do crime organizado. Você vai ouvir o relato de Adelson Korá Kanamary, liderança indígena do Vale do Javari, sobre a situação na região. O Papo fala ainda sobre os últimos movimentos políticos de olho nas eleições. A batalha digital entre as campanhas de Lula e de Bolsonaro. O possível impacto da escolha de Tereza Cristina como vice de Bolsonaro sobre a candidatura de Simone Tebet. E os obstáculos para as alianças entre PT e PSB nos estados.
Jun 17, 2022
Papo de Política #112: os gritos do presidente
2177
Natuza Nery, Julia Duailibi e Mônica Waldvogel falam sobre o destempero do presidente após decisão do STF contra um parlamentar bolsonarista e em meio à divulgação de dados sobre aumento da fome no país. O que está por trás da reação de Bolsonaro? O Papo também revela a avaliação de integrantes do PT sobre as diretrizes do programa de governo do partido e traz detalhes sobre a relação entre Lula e Alckmin. E sobre terceira via, este episódio traz bastidores do anúncio do PSDB à candidatura presidencial de Simone Tebet, do MDB e como essa aliança pode impactar o apoio do União Brasil na disputa tucana pelo governo de SP. O trio analisa ainda as investigações sobre o desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, e questiona a atuação do Estado na Amazônia.
Jun 10, 2022
Papo de Política #111: maré eleitoral
2243
Neste episódio, o Papo faz um balanço da semana para o presidente, na esteira da divulgação de um Datafolha desalentador para Bolsonaro. De um lado, o discurso e as ações do governo parecem não agradar. De outro, bons indicadores na área da economia podem servir de boia na maré eleitoral. Do lado de Lula, petistas contam que a relação dele com Alckmin vai de vento em popa, mas cobram a mercadoria – cadê o centro? Tem ainda a desarticulação da terceira via, que parece naufragar em um mar de interesses pessoais. O Papo discute o lançamento de Luciano Bivar como candidato à presidência da República e as estratégias do partido. E ainda: a articulação em torno de um projeto de lei para diminuir o poder de caciques políticos sobre o fundo eleitoral.
Jun 03, 2022
Papo de Política #110: estratégia e pesquisa eleitoral
2036
Natuza Nery, Julia Duailibi e Eliane Cantanhêde analisam os principais números da última pesquisa Datafolha, as pedras nos caminhos dos presidenciáveis e quais estratégias os partidos devem adotar nos próximos dias. Natuza conta que integrantes do PL estão preocupados com o atraso na gravação de uma propaganda partidária com o presidente e a primeira-dama. Você vai saber os detalhes da reunião entre Lula e outros partidos sobre qual rumo o petista deve seguir em relação à economia. Julia revela o destino da primeira viagem de Lula e Geraldo Alckmin. Eliane conta o que dizem empresários que votaram em Bolsonaro em 2018.
May 27, 2022
Papo de Política #109: dedo no olho
2173
No vale-tudo das eleições tem dedo no olho pra todo lado e ameaças de golpe contra a democracia, contra colegas partidários e contra a influência feminina na política. Neste episódio, Natuza Nery, Julia Duailibi e Eliane Cantanhêde falam sobre a escalada de ataques contra a Justiça Eleitoral, as brigas dentro do PSDB que podem levar a um “tucanocídio” e o incômodo que a esposa de Lula está causando em petistas.
May 20, 2022
Papo de Política #108: Rainha de Copas
2256
Neste episódio, Natuza Nery, Julia Duailibi e Eliane Cantanhêde analisam os últimos sinais internacionais em relação aos ataques do presidente da República ao sistema eleitoral no Brasil. O Papo fala também sobre a queda do ministro de Minas e Energia, o perfil do novo ocupante do cargo e a relação controversa de Bolsonaro com militares. O trio explica ainda de que forma os trunfos dos pré-candidatos à presidência podem virar fragilidades, revela qual é a confusão que ronda a aliança entre Lula e Alexandre Kalil em Minas Gerais e analisa a situação da terceira via na corrida eleitoral.
May 13, 2022
Papo de Política #107: contaminação das Forças Armadas
2229
Neste episódio, Natuza Nery, Julia Duailibi e Eliane Cantanhêde analisam a mudança no tom de integrantes das Forças Armadas e a aproximação cada vez maior de militares do discurso bolsonarista. Quais foram os sinais desta semana? O processo eleitoral corre perigo? Será que existe uma operação para melar as eleições? O trio fala ainda sobre os erros e acertos das campanhas de Lula e de Bolsonaro. O Papo conta também a história por trás da troca do marqueteiro de Lula e repercute a entrevista do petista para a revista Time.
May 06, 2022
Papo de Política #106: a moral e os costumes
1594
O episódio debate as últimas movimentações para as eleições de outubro. A preocupação na coordenação de campanha petista, após as declarações polêmicos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E como o bolsonarismo pode usar isso a seu favor e fazer da pauta de costumes um debate central na campanha
Apr 08, 2022
Papo de Política #105: trair e coçar
1536
O episódio debate os bastidores da instabilidade, que marcou o último dia de João Doria à frente do governo de São Paulo; e a surpreendente troca de partido de Sergio Moro, que, por ora, abre mão da pré-candidatura à Presidência. O Papo te conta que traições políticas podem definir o futuro da terceira via nas eleições de 2022.
Apr 01, 2022
Papo de Política #104: eleição, fé e negócio
1958
Natuza Nery, Julia Duailibi e Mônica Waldvogel debatem os possíveis desdobramentos da crise no Ministério da Educação e a pressão sobre o ministro Milton Ribeiro. Mônica diz que a crise atual é reflexo da articulação de vários lobbies dentro do MEC e relata uma cena que ajuda a entender a dimensão do episódio. O Papo destrincha ainda a primeira pesquisa Datafolha do ano sobre eleição presidencial, divulgada nesta quinta-feira (24). Natuza afirma que a pesquisa mostra um cenário de recuperação de fôlego de Jair Bolsonaro, que o quadro não é muito animador para a terceira via e analisa o nível de rejeição dos pré-candidatos entre as mulheres. Julia destaca os resultados da pesquisa espontânea, que é quando o eleitor é questionado sobre seu candidato de preferência e pode dizer qualquer nome, e compara o desempenho de Lula e de Bolsonaro. O episódio aborda ainda a filiação de Geraldo Alckmin ao PSB, ocorrida nesta semana.
Mar 25, 2022
Papo de Política #103: a fome do centrão
2294
Neste episódio, Natuza Nery, Julia Duailibi, Andréia Sadi e Mônica Waldvogel debatem as movimentações políticas mais importantes com foco nas eleições deste ano. Qual será o futuro do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite? Ele fica no PSDB ou vai para o PSD? O Papo revela a conversa entre Leite e Gilberto Kassab que não agradou muito o governador do Rio Grande do Sul. Conta que há uma espécie de sabotagem da candidatura de Sergio Moro à Presidência dentro do Podemos. Revela quais são os problemas de comunicação que o PT enfrenta, internamente, em meio às articulações com foco na campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Papo analisa ainda a mais nova etapa do plano de dominação do centrão, que passa pelo comando da Petrobras e pela vice-presidência da República.
Mar 18, 2022
Papo de Política #102: Amélia, eleições e a guerra
1994
Neste episódio, Natuza Nery, Julia Duailibi e Andréia Sadi debatem as declarações sexistas dadas por autoridades em plena semana do Dia Internacional da Mulher e as reações a elas. Como ficará a aliança de Sergio Moro com o Movimento Brasil Livre (MBL) após o ex-ministro afirmar que jamais dividirá palanque com Arthur do Val, o Mamãe Falei? O que deve acontecer com o deputado estadual, que corre o risco de ser cassado pelos seus colegas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)? Você vai saber também de que forma Bolsonaro pretende usar a guerra na Ucrânia em sua estratégia eleitoral. E qual é a tática de sua campanha para conquistar os votos de mulheres e evangélicos. O Papo revela ainda as datas previstas para as filiações de Geraldo Alckmin no PSB e de Eduardo Leite no PSD. E conta os bastidores sobre a tramitação do projeto de lei que libera a mineração em terras indígenas.
Mar 11, 2022
Papo de Política #101: quem dá as cartas?
2432
Neste episódio, Natuza Nery, Julia Duailibi e Andréia Sadi debatem o que está por trás dos posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro e da diplomacia brasileira em relação à guerra na Ucrânia. Quem está influenciando a retórica do presidente? Há divergências dentro do governo? O que pensam os militares? E a ala ideológica? Natuza revela que a Ucrânia foi retirada do roteiro de viagem do governo após aconselhamento do Itamaraty e explica quem, no governo, está influenciando o posicionamento hesitante do presidente da República desde o início da guerra. Sadi conta que o ministro Carlos França tem sido visto como um equilibrista que lança mão de uma espécie de "malabarismo retórico" para atender Bolsonaro sem se indispor com o Itamaraty. Julia conta que há uma visão pró-Ucrânia em setores de setores da ala ideológica do governo, enquanto Bolsonaro tem adotado um posicionamento pró-Rússia, e explica os motivos.
Mar 04, 2022
Papo de Política #100: Bolsonaro, silêncio e guerra
2293
Natuza Nery, Julia Duailibi e Andréia Sadi detalha os bastidores da nota do Itamaraty sobre a guerra na Ucrânia e a postura do presidente diante do conflito. A reação de diplomatas, ministros e do vice-presidente. O Papo também traz as estratégias da campanha de Bolsonaro, os últimos dilemas dos candidatos da terceira via e o plano de do ex-presidente Lula para 2026.
Feb 25, 2022
Papo de Política #99: diplomacia ou conspiração?
2310
Neste episódio, o Papo analisa a viagem do presidente Jair Bolsonaro para a Rússia e explica por que a ida da comitiva brasileira até o país acendeu um sinal de alerta no Tribunal Superior Eleitoral. Natuza Nery, Andréia Sadi e Julia Duailibi contam o que está por trás da desistência do general Fernando Azevedo e Silva, ex-ministro da Defesa, de assumir um cargo na diretoria do TSE. Abordam também a entrada da Polícia Federal no debate eleitoral com a divulgação de uma nota oficial que rebate o pré-candidato do Podemos à presidência, Sergio Moro. Um bastidor revela por que senadores da CPI da Covid saíram tão irritados de uma reunião com integrantes da Procuradoria-Geral da República. Sobre eleição, o trio conta o que falta para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, trocar o PSDB pelo PSD. E revelam também o que a astrologia tem a ver com isso.
Feb 18, 2022
Papo de Política #98: conspiração tucana e o futuro das federações
1956
Natuza Nery, Julia Duailibi e Andréia Sadi detalham a conspiração de uma ala revoltada do PSDB que quer evitar a homologação da candidatura de João Doria à Presidência. Em Brasília, as federações partidárias se transformaram em fantasmas para o centrão, que pode ter seu poder desidratado. Arthur Lira promete reagir. E as análises sobre o processo contra o deputado Kim Kataguiri no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
Feb 11, 2022
Papo de Política #97: preparar, apontar, fogo!
1992
Natuza Nery, Julia Duailibi e Andréia Sadi revelam os últimos bastidores da campanha de Bolsonaro à reeleição, incluindo a mudança de postura do mandatário em relação a pesquisas eleitorais. O Papo conta o que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse para tucanos sobre sair do PSDB. Revela ainda que tem adversário histórico de Lula sonhando com um ministério caso o petista seja eleito. E analisa ainda o desfecho dos inquéritos da Polícia Federal que investigavam o presidente por suspeita de prevaricação e de vazamento de dados sigilosos.
Feb 04, 2022
Papo de Política #96: a guerra começou
2355
Natuza Nery, Mônica Waldvogel e Octavio Guedes analisam o início da guerra eleitoral, as primeiras estratégias e contradições de Bolsonaro, Lula, Moro e Ciro. Também contam que tem ministro duvidando do desejo do presidente de se reeleger e que tem gente preocupada em tentar garantir foro privilegiado para Carlos Bolsonaro. Tem ainda a crise na fusão de DEM e PSL, a treta entre o presidente do PSB, Carlos Siqueira e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e a contagem regressiva da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para sair do governo.
Jan 28, 2022
Papo de Política #95: ideologia x pragmatismo
2399
Natuza Nery, Andréia Sadi e Octavio Guedes analisam o dilema da campanha de Jair Bolsonaro à reeleição, que transita entre seu núcleo duro de extrema direita e o pragmatismo eleitoral do centrão. No campo da esquerda, Lula continua acenando para Alckmin e tentando convencer a militância de que a chapa pode ser frutífera. E a temporada de puxadas de tapete já começou, ao menos na disputa pelo governo do Rio de Janeiro.
Jan 21, 2022
Papo de Política #94: o vaivém dos militares
2302
Neste episódio, Natuza Nery, Julia Duailibi e Andréia Sadi contam os bastidores da relação dos militares com o governo Bolsonaro. O trio aborda a repercussão da divulgação das diretrizes do Exército sobre a vacinação de militares e da nota do diretor-presidente da Anvisa endereçada ao presidente da República. O Papo conta ainda que o ministro da Defesa desponta como possível vice de Bolsonaro. Revela qual é a última esperança da terceira via para furar o bloqueio Lula-Bolsonaro: a propaganda partidária. E fala sobre a nova etapa de radicalização do presidente, com uma retomada da cruzada contra as urnas eletrônicas.
Jan 14, 2022
Papo de Política #93: resistências
2282
Começou o ano eleitoral, Natuza Nery, Julia Duailibi e Andréia Sadi explicam as atuais resistências enfrentadas por alguns dos principais pré-candidatos. Falam dos problemas dentro do PT e do PSB para selar a chapa Lula-Alckmin, contam quem é o candidato presidencial que está desaparecido e gerando desânimo nos mais próximos, e trazem os últimos arranca-rabos entre bolsonaristas.
Jan 07, 2022
Papo de Política #92: o cenário para 2022
2185
Neste episódio, Julia Duailibi, Mônica Waldvogel e Eliane Cantanhêde analisam as pesquisas sobre 2022 divulgadas nesta semana, que mostram um quadro eleitoral consolidado: Lula com chance de vencer no primeiro turno, Bolsonaro muito atrás, mas resiliente com seu eleitor fiel, e uma terceira via ainda sem viabilidade eleitoral. O trio explica o cálculo dos petistas por trás do cada vez mais provável casamento entre Lula e o ex-tucano Geraldo Alckmin. Elas revelam ainda a preocupação de aliados do presidente Bolsonaro com a estratégia eleitoral do mandatário, principalmente com o seu discurso antivacina. A disputa por uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU) também é assunto do Papo. O destaque foi a derrota do senador Fernando Bezerra, que recebeu apenas sete votos contra 52 do vitorioso Antonio Anastasia. Sem sentir empenho do Planalto na disputa, Bezerra deixou o cargo de líder do governo no Senado. Agora, em uma manobra arrojada, cogita-se o nome do senador Davi Alcolumbre para o posto. Julia, Mônica e Eliane explicam também a articulação que deve colocar dois ex-ministros de Bolsonaro na cúpula do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de evitar o questionamento da legitimidade das eleições de 2022.
Dec 17, 2021
Papo de Política #91: sobrevivência eleitoral
1950
Julia Duailibi, Andréia Sadi e Maju Coutinho analisam a guinada conservadora de Bolsonaro para garantir o seu eleitorado fiel. De olho nos avanços de Sergio Moro sobre eleitores de direita, o presidente tem endurecido o discurso contra medidas sanitárias, contra o STF e reforçado o apoio a bandeiras do segmento evangélico. É a chamada “vacina eleitoral”, que Bolsonaro tenta aplicar contra o esperado avanço da terceira via sobre o eleitorado de centro-direita. Julia fala também dos desafios para Sergio Moro conseguir ir além do eleitor conservador e alcançar o extrato de baixa renda, vital para que uma campanha se torne competitiva. O Papo desta semana conta por que o veto de Bolsonaro ao nome de Alexandre Baldy (PP) para um cargo de articulação política no Ministério da Economia gerou atrito do presidente com o Centrão. E revela os novos capítulos da crise na Polícia Federal, que se intensificou após o processo de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Enquanto delegados falam nos bastidores que o órgão estaria sob “intervenção branca”, a Interpol confirma que o nome de Santos não está na lista de procurados e que não há prazo para isso ocorrer.
Dec 10, 2021
Papo de Política #90: a terceira via ganha cara
2244
Julia Duailibi, Andréia Sadi e Maju Coutinho explicam por que a campanha de Sergio Moro começa a ser levada a sério pelo entorno do presidente Bolsonaro. E os motivos que estão fazendo a campanha do ex-ministro da Justiça incomodar o Palácio do Planalto. Na tentativa de conquistar territórios bolsonaristas, como os militares e os evangélicos, Moro inicia um giro pelo país justamente por Porto Alegre, principal cidade de uma região que foi fundamental para a eleição de Bolsonaro em 2018. O Papo também revela o apelido que a chapa Lula-Alckmin ganhou nos bastidores petistas. E o que pode impedir esse casamento de conveniência em 2022. Fala ainda sobre a nova investida do presidente Bolsonaro sobre o Coaf, órgão que controla movimentações financeiras e que tem entre suas funções combater a lavagem de dinheiro. A movimentação envolve também uma dança das cadeiras no comando da Polícia Federal e do Ministério da Justiça. Julia, Sadi e Maju também contam quem foi a principal cabo eleitoral de André Mendonça na votação do Senado que aprovou o nome dele para o STF.
Dec 03, 2021
Papo de Política #89: Moro, Centrão e a terceira via
2352
Julia Duailibi, Andréia Sadi e Mônica Waldvogel falam sobre as movimentações mais recentes dos partidos para a campanha eleitoral de 2022. Você vai saber como foi o jantar entre Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin. Aliados dos ex-adversários políticos dizem que haverá novo encontro entre eles. O Papo traz cifras que envolvem as turbulentas prévias tucanas. Analisa ainda a situação de Sergio Moro no tabuleiro eleitoral. O podcast também conta com exclusividade de quem partiu a ideia da PEC que propõe aumentar de 65 para 70 anos a idade máxima para indicação a tribunais superiores.
Nov 26, 2021
Papo de Política #88: casamentos, namoros e crises
2395
Julia Duailibi, Andréia Sadi e Mônica Waldvogel falam sobre os bastidores do casamento de conveniência entre o presidente da República e o PL. Enquanto Bolsonaro tenta selar a união com pouca festa e publicidade, o partido do Centrão já disse que quer tudo a que tem direito. Os dois lados também ainda não se entenderam sobre as alianças locais. Você vai saber o xeque-mate que o dono do PL, Valdemar Costa Neto, tentou dar em Bolsonaro. Outro assunto do Papo são as prévias do PSDB. A escolha do pré-candidato tucano deve provocar um divórcio entre grupos vitoriosos e vencidos. Você vai saber o que o fundo eleitoral tem a ver com a estratégia de Doria para garantir a vitória no domingo. O trio conta ainda tudo sobre a crise na Polícia Federal. E revela o mais novo capítulo das seguidas tentativas de Bolsonaro de tentar interferir na corporação. Desta vez, o episódio envolve a delegada do caso da extradição do blogueiro Allan dos Santos, apoiador do presidente nas redes sociais.
Nov 19, 2021
Papo de Política #87: fatos e versões
2666
Este episódio fala da semana em que todos os fatos levaram a 2022, as estratégias do Congresso para não perder o orçamento secreto, o futuro da pec dos precatórios, a volta de Sérgio Moro à política e a comunhão de bens entre Bolsonaro e o “centrão”. O Papo também presta uma homenagem à jornalista Cristiana Lôbo. Natuza Nery, Andréia Sadi e Julia Duailibi apareceram na Globonews pela primeira vez no programa da Cris, o Fatos e Versões e este episódio é dedicado para ela.
Nov 12, 2021
Papo de Política #86: fogo no parquinho dos partidos
2333
A guerra nos partidos pelas chapas de 2022, tem Sergio Moro, Simone Tebet, tucanos e militares na briga. O plano B do governo para viabilizar o Auxílio Brasil se a PEC dos precatórios não for aprovada. As negociações e a força do dinheiro das emendas parlamentares para a compra de apoio para o governo Bolsonaro. O rombo nas contas públicas em nome da reeleição e o esforço do presidente do Senado para garantir a sabatina de André Mendonça.
Nov 05, 2021
Papo de Política #85: operação blindagem
2115
Natuza Nery, Julia Duailibi e Andréia Sadi revelam a articulação do centrão para levar adiante uma PEC que torna todos os ex-presidentes da República senadores vitalícios e explicam os interesses por trás da proposta. O principal deles seria blindar Jair Bolsonaro. Falam também sobre as últimas movimentações no tabuleiro eleitoral, com novas candidaturas saindo do forno. Julia revela que houve um encontro entre dois potenciais candidatos da terceira via, Eduardo Leite e Rodrigo Pacheco, e quem articulou a aproximação. Andréia conta qual foi a proposta que o Progressistas fez ao vice-presidente Hamilton Mourão. Você vai saber ainda qual é o plano de Moro para 2022. O episódio aborda também os impactos do julgamento do TSE que rejeitou a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão, mas definiu punições para quem espalhar fake news nas próximas eleições.
Oct 29, 2021
Papo de Política #84: sem teto e sem chão
2373
Neste episódio, Natuza Nery, Julia Duailibi e Míriam Leitão analisam e explicam os dois fatos mais marcantes da semana política: a derrota de Arthur Lira, presidente da Câmara, na votação da PEC que pretendia mudar a estrutura do Ministério Público. E a decisão do governo Bolsonaro de viabilizar o novo Auxílio Brasil driblando as regras do Teto fiscal. Tem também as últimas movimentações do tabuleiro de 2022.
Oct 22, 2021
Papo de Política #83: fritos e assados
2081
Natuza Nery, Julia Duailibi e Ana Flor falam dos bastidores da fritura de Paulo Guedes dentro do governo após o mais novo episódio de desgaste do ministro da Economia: o corte de mais de R$ 600 milhões na área de ciência e tecnologia. Ana Flor revela que o ministro foi reclamar de fogo amigo para o presidente da República, e você vai saber o que Jair Bolsonaro respondeu. O episódio explica também o que está por trás do convite de Bolsonaro ao ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para acompanhá-lo na visita a Aparecida no feriado de 12 de outubro. A novela da indicação de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal também é assunto do Papo. Julia conta um bastidor que ilustra o clima na Casa em relação à nomeação de Mendonça para a corte. Julia e Ana Flor revelam ainda os livros que Guedes e Mendonça têm lido para aliviar a pressão que estão enfrentando.
Oct 15, 2021
Papo de Política #82: gambiarras em Brasília
2082
Natuza Nery, Julia Duailibi e a convidada da semana, Eliane Cantanhêde, analisam como a fraqueza do presidente Bolsonaro e o fortalecimento do Congresso transformaram Brasília numa fábrica de improvisos e gambiarras. O Papo fala também do que está por trás da convocação de Paulo Guedes para dar explicações na Câmara sobre a empresa que mantém em paraíso fiscal. E a quem interessa a fraqueza, cada vez maior, do ministro da Economia. Natuza, Julia e Eliane traduzem o recado político que foi dado a Guedes e os motivos de tanto ressentimento dos políticos com o ministro. Contam como Arthur Lira, presidente da Câmara, atuou nos bastidores em favor da convocação. O Papo explica ainda por que a oficialização da fusão do DEM com o PSL sacudiu o tabuleiro eleitoral para 2022. Natuza conta que a união das legendas pode até tirar um dos nomes cotados para ser candidato da terceira via. A fusão levou até ao restabelecimento de amizades, com direito a choro e abraço. O trio analisa também o dilema do PP: como os pragmáticos parlamentares do Progressistas encaram a provável ida de Bolsonaro para a legenda.
Oct 08, 2021
Papo de Política #81: o tabuleiro do “War eleitoral”
2037
Neste episódio, o Papo fala sobre as últimas movimentações no tabuleiro de 2022. Como a direita, a esquerda e a terceira via têm jogado o "War eleitoral". Você vai saber por quê aliados do presidente Bolsonaro tentam ajudar João Doria a vencer as prévias do PSDB. E como a rejeição ao político de São Paulo pode unir o petista Fernando Haddad ao (ainda) tucano Geraldo Alckmin. O Papo revela também o movimento de políticos para neutralizar as ações da Polícia Federal. Natuza Nery conta os bastidores da reunião que quase encerrou a CPI da Covid no Senado. E tem ainda análise sobre a reforma eleitoral, com destaque para a nova regra que dá peso maior para votos em negros e mulheres.
Oct 01, 2021
Papo de Política #80: os gestos de Nova York
2340
Neste episódio, Natuza Nery, Julia Duailibi e Maju Coutinho contam o que está por trás dos dois gestos que marcaram a passagem da comitiva presidencial por Nova York, onde Jair Bolsonaro discursou na Assembleia Geral da ONU. Você vai saber por quê o gesto obsceno do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, não foi protagonizado por um médico intempestivo, mas por um político ambicioso. O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, também chamou atenção ao fazer o gesto da “arminha” para críticos do governo. O que leva um diplomata a abraçar as armas do bolsonarismo? E o que isso tem a ver com a conduta daqueles que entram no governo? O Papo fala ainda da saga da indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal. E sobre a CPI da Covid, marcada nesta semana pelo depoimento do diretor da Prevent Senior, operadora envolvida em uma série de suspeitas de irregularidades.
Sep 24, 2021
Papo de Política #79: modo sobrevivência
2361
Neste episódio, Natuza Nery, Julia Duailibi e Maju Coutinho analisam a semana pós-carta à nação de Jair Bolsonaro. Explicam por que o presidente entrou no "modo sobrevivência" depois do 7 de setembro, a fragilidade deste recuo estratégico e o que pode tirá-lo do prumo no curto prazo. Falam dos conselheiros que tentam convencer o presidente a gastar mais e esquecer as “vozes do mercado”. Tem também muitos bastidores sobre a briga política pela vaga de ministro do Supremo. A pressão dos evangélicos sobre a família Bolsonaro. A estratégia do Centrão para tirar o indicado André Mendonça do páreo. Entre os sonhos dos partidos fisiológicos, está um ministro do STJ e outro do TST. A vontade é tanta de emplacar um nome ligado ao grupo que tem plano até de mudar a Constituição. O programa destrincha ainda os pontos mais importantes do novo Código Eleitoral e os resultados da última pesquisa do Datafolha, que apontou uma reprovação recorde do governo Bolsonaro.
Sep 17, 2021
Papo de Política #78: Bolsonaro pede socorro a Temer
1970
O programa traz os bastidores da elaboração da carta à nação e o peso do ex-presidente Michel Temer na decisão de Jair Bolsonaro de recuar e amenizar o tom que havia usado nos discursos de 7 de setembro.
Sep 10, 2021
Papo de Política #77: a economia contaminada
2199
No episódio de aniversário de dois anos, o Papo explica a mudança de humor da elite do PIB após a contaminação da economia pela série interminável de crises políticas no país. Fala também da apreensão do presidente da República na área jurídica em meio à formação de uma tempestade perfeita sobre ele. Natuza e Julia contam quem é o alto executivo que vem fazendo o jogo de Bolsonaro de olho em 2022. O Papo revela um bastidor sobre a estratégia do mandatário para não perder a interlocução com o STF, apesar da postura pública de confronto. E conta por quê Arthur Lira não larga o presidente. O trio analisa ainda os últimos movimentos da CPI da Covid.
Sep 03, 2021
Papo de Política #76: o risco Bolsonaro
2124
Neste episódio, Natuza Nery, Julia Duailibi e Flávia Oliveira falam sobre a mudança na percepção do "risco Bolsonaro". Ao longo do mês de agosto, o mercado financeiro passou a precificar o risco representado pelo presidente. E os governadores se juntaram ao Judiciário na frente de defesa da democracia. O trio relembra que agosto foi marcado por reações contundentes contra os ataques do mandatário às instituições. O programa conta ainda que líderes políticos antes contrários ao impeachment cogitam agora apoiar um processo de afastamento do presidente caso ele continue avançando na linha autoritária. Traz também uma história ilustrativa de como o medo de um golpe militar é algo concreto em Brasília.
Aug 27, 2021
Papo de Política #75: os indicados do presidente
1958
O episódio explica o que está por trás da demora do Senado para aprovação do nome de André Mendonça a uma vaga no STF e revela um bastidor que envolve duas cadeiras do STJ que deveriam ser indicadas pelo presidente da República. Em ambos os casos, há uma tentativa da Justiça e do Congresso em diminuir o poder de Jair Bolsonaro.
Aug 20, 2021
Papo de Política #74: o tamanho da derrota
2045
O Papo analisa e traz bastidores exclusivos sobre uma semana marcada por tanques na Praça dos Três Poderes e a derrota do voto impresso na Câmara. Natuza Nery, Julia Duailibi e Octavio Guedes contam as articulações feitas para que o voto impresso não fosse aprovado no plenário, e que teve parlamentar relatando ter recebido até ameaça por meio de aplicativo de mensagem para votar a favor da PEC. Revelam também que um ministro chegou a sugerir um roteiro diferente para o desfile de tanques em Brasília. E falam sobre o depoimento do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, à CPI da Covid.
Aug 13, 2021
Papo de Política #73: por trás da crise entre os Poderes
2066
Neste episódio, o Papo analisa a reação inédita e mais incisiva da cúpula do Judiciário após as falas do presidente da República contra a democracia, e as repercussões da crise institucional. Natuza Nery, Julia Duailibi e a convidada da semana, Mônica Waldvogel, falam ainda sobre a polêmica em torno do pagamento de precatórios. Mônica conta um bastidor de uma reunião entre Bolsonaro e a equipe econômica do governo. O programa destrincha ainda o projeto do novo Código Eleitoral.
Aug 06, 2021
Papo de Política #72: a alma do governo
2053
O Papo analisa o contra-ataque do presidente para tentar virar o jogo político. Depois da reforma ministerial, vem mudança na economia, o governo já estuda a criação do vale-gás e faz as contas para pagar um bolsa família maior. Tudo isso, coloca em xeque a política fiscal de Paulo Guedes. Neste episódio, saiba as histórias dessas articulações e quem são os atacantes do governo, que assumiram o comando das jogadas. Tem ainda os bastidores de uma conversa do presidente com militares, sobre vacina.
Jul 30, 2021
Papo de Política #71: “eu sou do Centrão”
2178
O Papo analisa a reforma ministerial que levou o Centrão à Casa Civil, pasta que tem um papel fundamental na articulação com os ministérios e nas relações do Executivo, com o Legislativo e o Judiciário. A mudança foi definida como “a última chance” do presidente, que saiu em defesa da proximidade dele com o bloco parlamentar e disse: "eu sou do Centrão". Este episódio revela os bastidores dessa articulação e ainda conta como foi o momento em que o presidente comunicou a saída do general Ramos. Também traz as movimentações para uma nova dança das cadeiras na Esplanada, os percalços de André Mendonça para conseguir assumir a vaga no STF e as dúvidas que rondam o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Jul 23, 2021
Papo de Política #70: quebra de silêncio
2272
O episódio analisa a reação dos Poderes aos ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral e à democracia; conta quem é o personagem da semana que está no centro dos conflitos em Brasília; fala sobre os políticos que têm agido como escudos do presidente; revela a estratégia do governo para emplacar André Mendonça no Supremo; e analisa desdobramentos da CPI da Covid
Jul 16, 2021
Papo de Política #69: porões da Saúde
2132
Saiba quem é o homem-bomba da Saúde que o Palácio do Planalto monitora de perto; as brigas das facções do ministério da Saúde - senadores veem influência de Flavio Bolsonaro no núcleo militar e os desdobramentos das investigações na CPI. Ouça agora.
Jul 09, 2021
As reviravoltas na CPI
2156
As revelações do homem que denunciou ter sido surpreendido com um pedido de propina no ministério da Saúde, as suspeitas de corrupção e o áudio que causou rebuliço na CPI. O 'Papo' destrincha essas e outras reviravoltas na Comissão Parlamentar que investiga a condução da pandemia pelo governo Bolsonaro. Também explica quem são os novos personagens no holofote da crise, qual a estratégia de governistas, o 'superpedido' de impeachment e as articulações de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco.
Jul 02, 2021
Papo de Política #67: siga o dinheiro
2141
O Papo explica a nova etapa de investigações da CPI da Covid, em meio às suspeitas de corrupção do governo, na compra da vacina Covaxin. Traz ainda uma apuração, em primeira mão, sobre o histórico da empresa que representa a fabricante do imunizante e o Ministério da Saúde. Analisa também as consequências da saída de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente. E aborda as últimas movimentações do tabuleiro político de olho nas eleições de 2022, como a aproximação entre o PSD e Rodrigo Pacheco.
Jun 25, 2021
Papo de Política #66: a busca pela terceira via em 2022
2048
Este ‘Papo’ analisa as articulações dos partidos de centro atrás de um candidato para as eleições, a tentativa de Lula em se enquadrar como uma opção não só da esquerda, a união do tucano Aécio Neves ao presidente Bolsonaro e os detalhes da CPI desta semana.
Jun 18, 2021
Papo de Política #65: a ‘bolsonarização’ das instituições
2318
A influência do presidente nas instituições que fiscalizam e investigam o Poder, os bastidores da Copa América e a testagem do nome de uma senadora para a corrida presidencial. O episódio também joga luz sobre uma peça importante deste governo, o deputado federal Osmar Terra, suspeito de organizar o “gabinete paralelo” da pandemia e que agora foi convocado para depor na CPI da COVID.
Jun 11, 2021
Papo de Política #64: protestos, o efeito Pazuello e a estratégia de Bolsonaro
2285
O Papo analisa as pressões que o presidente Jair Bolsonaro tem sofrido e como tem reagido a elas, sejam da política, da economia ou das ruas. Aborda ainda os impactos da decisão do Exército de não punir o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e também conta que tem político graúdo pedindo a demissão de ministro.
Jun 04, 2021
Papo de Política #63: uma no cravo e outra na ferradura
2352
O Papo analisa as últimas movimentações da CPI da Pandemia, que completou um mês, conta que integrantes do governo avaliam que conseguiram rachar o G7, o grupo de não governistas que tem pego no pé de Bolsonaro e traz as histórias por trás das decisões do presidente da CPI, Omar Aziz. Você vai saber também as últimas movimentações no Congresso em torno do auxílio emergencial e relembrar as conquistas e os desafios na luta contra o racismo, um ano depois da morte de George Floyd.
May 28, 2021
Papo de Política #62: crise de desconfiança
1850
O Papo costura as pontas de mais uma semana quente de CPI. Uma reunião na casa do presidente da comissão ajuda a explicar por que Renan Calheiros pareceu menos incisivos nos últimos depoimentos. A preparação intensiva de Eduardo Pazuello para a CPI, que incluiu até simulação com senador fictício e a percepção de militares sobre o ex-ministro da Saúde. O episódio ainda explica e como a operação policial envolvendo Ricardo Salles acabou expondo a maior crise de desconfiança em Brasília, dos últimos tempos.
May 21, 2021
Papo de Política #61: a caixa-preta do governo
2206
A CPI da pandemia e o suposto orçamento paralelo elevaram a tensão nos corredores do Congresso. Neste episódio, saiba os bastidores dos depoimentos à CPI, teve bate boca, polícia legislativa pronta para agir, deputado sem máscara barrado e até telefonema do presidente pressionando um aliado. Saiba também a reação dos parlamentares à revelação de que o governo ignorou diversas vezes a oferta de vacinas da Pfizer, que poderiam ter salvado milhares de brasileiros. Entenda como o suposto “orçamento paralelo” pode ter beneficiado aliados do governo, quais desdobramentos isso pode ter e de que forma essa confusão acirrou as desavenças entre os ministros Paulo Guedes e Rogério Marinho.
May 14, 2021
Papo #60 – rastro de pólvora do governo
2012
Neste episódio, os últimos lances na CPI da Covid, os vestígios de crimes que os senadores querem investigar e o envolvimento da AGU na defesa de Eduardo Pazuello no inquérito parlamentar. O Papo também analisa como a estratégia da imunidade de rebanho, defendida pelo presidente, pode piorar o resultado das investigações contra o governo. Falam ainda sobre a reforma tributária, a revogação da Lei de Segurança Nacional, a visita do ex-presidente Lula a políticos em Brasília e as ações da Funai contra líderes indígenas.
May 07, 2021
Papo de Política #59: estratégia e traição na CPI da Covid
2041
Saiba como senadores articularam as primeiras derrotas do governo na CPI da Covid, entre os alvos da investigação parlamentar está o filho do presidente, Carlos Bolsonaro e as fake news sobre a pandemia. A guerra de requerimentos já está tirando sono da família presidencial e o Papo te conta qual é a reação dos governistas para evitar a sangria. Tem também as articulações para a volta do voto impresso, a CPI do Meio Ambiente e a história de um certo gabinete do Planalto, que não permitia álcool gel e máscara – pra não irritar o chefe
Apr 30, 2021
Papo de Política #58: sem clima
2267
Neste episódio, os desdobramentos da Cúpula de Líderes sobre o Clima, a mudança de tom do presidente em relação ao meio ambiente, a situação política de Ricardo Salles, as articulações para a CPI da covid-19, a aproximação de Bolsonaro com Renan Calheiros, as bicadas entre tucanos e as mudanças de estratégia dos partidos com Lula de volta ao jogo eleitoral.
Apr 23, 2021
Papo de Política #57: as pedras no sapato do presidente
2095
Saiba como a primeira CPI contra o governo Bolsonaro pode se tornar a pior pedra no sapato do presidente e os principais personagens da crise. Tem ainda os detalhes da queda do superintendente da PF no Amazonas, a pressão internacional contra Bolsonaro às vésperas da Cúpula do Clima e a crise do Orçamento.
Apr 16, 2021
Papo de Política #56: Economia com torta de climão
1864
O Papo traz bastidores do encontro do presidente da República e ministros com empresários em São Paulo. A nata do PIB está unida no apoio ao presidente? Analisa ainda o enfraquecimento de Paulo Guedes e te conta o que de fato levou à troca do comando da PF.
Apr 09, 2021
Papo de Política #55: no limite das Forças
1870
Histórias exclusivas que revelam o que está por trás da saída conjunta dos comandantes das Forças Armadas, como fica a relação do presidente com os militares, a articulação para a reforma ministerial e os problemas no orçamento que estremeceram o ministério de Paulo Guedes.
Apr 02, 2021
Papo de Política #54: o vento virou
2166
O Papo analisa a mudança de ventos, em Brasília, que fez o presidente mudar o tom sobre a pandemia, acendeu o alerta no Congresso, aumentou a pressão contra a área ideológica do governo e sacudiu o STF
Mar 26, 2021
Papo de Política #53: sai a farda, volta o jaleco
2084
O Papo de Política analisa a tumultuada troca de ministro da Saúde, se a volta de um ministro com jaleco trará mudanças na condução do pior momento da pandemia e te conta os bastidores da negociação do governo, com os partidos que estavam na disputa pelo comando da Saúde. Trata também das últimas notícias da economia e do cerco aos críticos do presidente.
Mar 19, 2021
Papo de Política #52: Lula volta para o jogo
1932
Três anos depois de ser condenado e perder os direitos políticos, o ex-presidente Lula está de volta ao tabuleiro eleitoral. Este Papo te conta quais peças já foram mexidas neste jogo, quem ganha, quem perde e traz histórias exclusivas que movimentaram a República.
Mar 12, 2021
Papo de Política #51: cálculo político
1862
Este episódio fala sobre a aposta do presidente no embate com governadores e prefeitos no enfrentamento do novo coronavírus, o discurso perigoso que incentiva o caos social e o custo político da pandemia. Qual é o cálculo que o presidente está fazendo?
Mar 06, 2021
Papo de Política #50: respostas
1737
Por ampla maioria, a Câmara manteve a prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira, determinada, por unanimidade, pelo STF. As expressivas decisões do Supremo e da Câmara carregam muitas respostas, este Papo de Política te conta quais são e para quem são.
Feb 20, 2021
PAPO DE POLÍTICA #49: não combinaram com os russos
2100
Natuza Nery, Maju Coutinho, Andréia Sadi e Júlia Duailib analisam os desdobramentos da audiência do general Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, em sessão no Senado Federal e a ameaça da instauração da CPI da COVID para apurar as ações do Governo Federal no combate à pandemia. O programa repercute também a crise no PSDB e o isolamento de João Doria, governador de São Paulo, dentro do partido, os passos do PT com olhos nas eleições de 2022, e a possível volta do auxílio emergencial. DESTAQUE APPS: No episódio desta semana, o Papo de Política fala sobre a possibilidade de abertura de uma CPI para apurar as ações do Governo Federal no combate à pandemia, a crise no PSDB e o isolamento de João Doria e a volta do auxílio emergencial.
Feb 13, 2021
PAPO DE POLÍTICA #48: festa e lágrimas na Câmara
2225
Natuza Nery, Maju Coutinho, Andréia Sadi e Júlia Duailib repercutem as eleições nas casas parlamentares, com a chegada ao poder de aliados do presidente Jair Bolsonaro, mostram os possíveis próximos passos do ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do partido dele, o DEM. O programa explora também o cenário para 2022 a partir dos resultados políticos nos pleitos no Congresso Nacional.
Feb 06, 2021
Papo de Política #47: tá tudo dominado?
2314
Governistas têm certeza de que com a vitória de aliados nas disputas pelas presidências da Câmara e do Senado está tudo dominado no ambiente político. O Papo te conta o que está em jogo e entenda por que neste tabuleiro não existe certeza.
Jan 30, 2021
Papo de Política #46: consequências
1796
Este episódio fala sobre a conta que o país está pagando pelos erros na condução do Ministério da Saúde, do Itamaraty e como o presidente tenta desviar das cobranças.
Jan 23, 2021
PAPO DE POLÍTICA #45: entre a asfixia manauara e a esperança da vacina
2312
Natuza Nery, Maju Coutinho, Andréia Sadi e Júlia Duailib falam sobre os números crescentes ligados à pandemia e o estado de caos que vive a cidade de Manaus, no estado do Amazonas, com a alta de internações e a falta de oxigênio para atender o número de pacientes. O programa aborda também os últimos capítulos em torno da disputa política ligada à vacina no país e os mais recentes passos na briga pelas presidências da Câmara e do Senado, em Brasília.
Jan 16, 2021
PAPO DE POLÍTICA #44: a disputa da vacina
2202
Neste episódio, o Papo de Política analisa os bastidores da corrida pela paternidade da vacina no Brasil, as disputas pelas presidências da Câmara e do Senado e o clima nos EUA diante dos ataques recentes à Democracia.
Jan 09, 2021
PAPO DE POLÍTICA #43: vem aí, 2021
1442
No primeiro episódio de 2021, o Papo de Política fala sobre as perspectivas políticas e os assuntos que serão debatidos pelo governo, logo no começo do ano. Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi e Maju Coutinho falam sobre os desafios para o terceiro ano do mandato de Jair Bolsonaro, as eleições no Congresso, as incertezas no Ministério da Economia, a retomada do crescimento econômico pós-pandemia, a votação de reformas, o fim do auxílio emergencial e a vacinação de toda população contra a Covid-19. O Papo de Política também fala sobre a volta às aulas, a política externa e a relação com o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Jan 01, 2021
Papo de Política #42: o ano em que a Terra parou
2421
No último Papo de Política do ano, Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Dualibi e Maju Coutinho fazem a retrospectiva de 2020.
Dec 25, 2020
Papo de Política #41: o tiro que saiu pela culatra
1402
Os embates em torno da vacinação perturbam o alto escalão do governo e mostram que a guerra, iniciada pelo próprio presidente, não deveria nem ter começado.
Dec 19, 2020
Papo de Política #40: leite derramado
1919
As consequências políticas para o presidente Bolsonaro diante da falta do plano de voo para vacinação contra a covid-19 e a corrida do governo para reverter a situação.
Dec 12, 2020
Papo de Política #39: a próxima disputa
1793
Encerrada a temporada especial do Papo de Política sobre as eleições de 2020, hora de mirar nas próximas disputas: as eleições para presidentes do Senado e da Câmara. E ainda, a briga política em torno da vacina contra a Covid-19.
Dec 05, 2020
Papo de Política#38: Reta final das eleições de 2020
1767
O Papo de Política faz um sobrevoo pelas principais disputas no país e conta as estratégias dos candidatos para as últimas horas antes da votação.
Nov 28, 2020
Papo de Política#37: O país que não se vê
1913
O Papo de Política fala sobre o Brasil das urnas que não reflete o Brasil real, a desigualdade racial na política e como a cor da pele define quem está no poder. [globoaudio]
Nov 21, 2020
Papo de Política #36: Um resumo do 1º turno
851
Em um bate-bola rápido este episódio conta os destaques do primeiro turno, as movimentações políticas e os desafios pra quem segue na disputa.
Nov 16, 2020
Papo de Política#35: Raio-x eleitoral
1887
Na reta final do 1º turno, o Papo de Política faz um raio-x da corrida eleitoral de Norte a Sul do país e aponta as principais mudanças no comportamento de eleitores e políticos.
Nov 14, 2020
Papo de Política #34: náufrago
2206
Naufrágio de candidaturas nas principais capitais do país chama atenção de velhos marinheiros políticos, que apostam as últimas moedas na disputa pelo 1º turno
Nov 07, 2020
Papo de Política #33: Padrinho é quem cria
2013
Candidatos na penúria e outros gastando muito. A 15 dias do primeiro turno, o Papo revela as estratégias das campanhas na reta final.
Oct 31, 2020
Papo de Política #32: a disputa pela segunda vaga
2078
Um presidente, um governador, duas delegadas, a guerra de foice entre candidatos e a disputa por uma vaga no 2º turno.
Oct 24, 2020
Papo de Política #31: a corrida eleitoral
2551
O podcast Papo de Política está de volta com episódios semanais sobre as eleições 2020.
Oct 17, 2020
Papo de Política #30: o barulho das panelas
1988
Pela primeira vez, Jair Bolsonaro ouviu o barulho das panelas soar nas janelas de brasileiros de todas as classes sociais, de Norte a Sul do país.
Mar 20, 2020
Papo de Política #29: Absolutamente tranquilos
2431
O coronavírus chegou ao Planalto e estremeceu a economia e política nacional.
Mar 13, 2020
Papo de Política #28: Governo e Congresso: juntos ou separados?
2314
Os bastidores do tenso acordo entre governo e Congresso, as retaliações, a CPI das Fake News e um debate em clima do mês da Mulher estão no episódio desta semana.
Mar 06, 2020
Papo de Política #27: ameaças
2015
Coronavírus no Brasil e mais tensão entre governo, Congresso e Supremo Tribunal Federal são os assuntos da semana
Feb 28, 2020
Papo de Política #26: sem limites
2118
Um senador baleado e as brigas do governo federal contra governadores e Congresso são assuntos deste episódio.
Feb 21, 2020
Papo de Política #25: na corda bamba
2045
Um general na Casa Civil, domésticas na Disney e a liberação de Sérgio Camargo para a Fundação Palmares são os assuntos desta semana.
Feb 14, 2020
Papo de Política #24: procura-se
2048
Reforma ministerial e como é estar sob quarentena são alguns dos assuntos de mais um episódio do Papo de Política, comandado por Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi e Maju Coutinho.
Feb 07, 2020
Papo de Política #23: problemas da vida real
2100
O esvaziamento da Casa Civil, a situação de Abraham Weintraub, a crise do INSS e a ameaça do coronavírus são assuntos da semana.
Jan 31, 2020
Papo de Política #22: “Tô certo, ou tô errado?”
1765
Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi, Maju Coutinho e Camila Bomfim falam sobre os acontecimentos mais recentes da política brasileira
Jan 24, 2020
Papo de Política #21: de Brasília a Hollywood
2001
Julia Duailibi, Andréia Sadi, Maju Coutinho e Camila Bomfim trazem bastidores da capital federal na semana em que o Brasil se aproximou da OCDE e do Oscar
Jan 17, 2020
Papo de Política #20: guerras externas e rachas internos
1648
Julia Duailibi, Andréia Sadi, Maju Coutinho e Camila Bomfim avaliam o impacto político e econômico para o Brasil em meio ao conflito entre EUA e Irã.
Jan 10, 2020
Papo de Política #19: o tabuleiro de 2020
1968
Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi, Maju Coutinho e Camila Bomfim iniciam 2020 projetando o que vem por aí em ano de eleições. Como as urnas podem impactar a agenda dos políticos?
Jan 02, 2020
Papo de Política #18: Retrospectiva 2019
2412
No último episódio do ano, Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi, Maju Coutinho e Camila Bomfim amarram o que de mais marcante aconteceu na política brasileira em 2019.
Dec 27, 2019
Papo de Política #17: "Pequenos problemas"
2193
No episódio desta semana, Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi, Maju Coutinho e Camila Bomfim analisam o retorno do Caso Queiroz e trazem bastidores acerca das consequências que as investigações sobre o senador Flávio Bolsonaro causam ao Planalto.
Dec 20, 2019
Papo de Política #16: a cotação dos ministros
1769
Neste episódio, quem está forte e quem está fraco no governo Bolsonaro. Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi, Maju Coutinho e Camila Bomfim revelam bastidores sobre quem corre riscos de cair caso uma reforma ministerial ocorra — como alguns auxiliares presidenciais apostam — nos próximos meses.
Dec 13, 2019
Papo de Política #15: polarização
2001
Neste podcast, Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi, Maju Coutinho e Camila Bomfim falam sobre o acirramento da crise no PSL, o futuro partido de Bolsonaro e as novas polêmicas na Cultura.
Dec 06, 2019
Papo de Política #14: é proibido proibir
2039
Neste podcast, Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi e Maju Coutinho falam sobre as declarações polêmicas de Paulo Guedes nesta semana.
Nov 29, 2019
Papo de Política #13: lenda urbana
1796
Neste podcast, Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi e Maju Coutinho falam sobre a agenda social do Congresso, desmatamento na Amazônia e STF.
Nov 22, 2019
Papo de Política #12: Não era amor
1593
No décimo segundo episódio do Papo de Política, Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi e Maju Coutinho falam do anúncio de criação de um novo partido pelo presidente Bolsonaro.
Nov 15, 2019
Papo de Política #11: “Para, Pensa e Volta”
2120
No décimo primeiro episódio do Papo de Política, Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi e Maju Coutinho falam sobre a mudança de entendimento do STF sobre a prisão em 2ª instância.
Nov 08, 2019
Papo de Política #10: Investigação e democracia
1819
No décimo episódio do Papo de Política, Julia Duailibi, Andréia Sadi, Maju Coutinho e Camila Bomfim falam sobre investigações que movimentaram a semana e repercutem a declaração do deputado Eduardo Bolsonaro enaltecendo o AI-5.
Nov 01, 2019
Papo de Política #9: Entre presos e investigados
1774
No episódio desta semana, Julia Duailibi, Andréia Sadi e Maju Coutinho discutem a votação no STF sobre prisão após condenação em 2ª instância, aprovação da Nova Previdência e próximas pautas reformistas do governo.
Oct 25, 2019
Papo de Política #8: BBB do PSL
1509
No episódio desta semana, Natuza Nery, Julia Duailibi e Maju Coutinho falam do racha no PSL e a briga entre Jair Bolsonaro e o presidente do partido, Luciano Bivar.
Oct 18, 2019
Papo de Política #7: Fake news e roupa suja
1782
No sétimo episódio, Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi e Maju Coutinho falam sobre as declarações de Bolsonaro sobre o PSL e também as investigações no Legislativo e no Judiciário sobre fake news.
Oct 11, 2019
Papo de Política #6: Alguma coisa está fora da ordem
1850
No sexto episódio do Papo de Política, Julia Duailibi, Andréia Sadi, Maju Coutinho e Natuza Nery falam da derrota do governo na votação da Previdência no Senado e da relação entre o presidente e o seu próprio partido, o PSL.
Oct 04, 2019
Papo de Política #5: Bolsonaro mais próximo da ‘velha política’
1562
Entre os assuntos do quinto episódio, Natuza Nery, Andréia Sadi e Julia Duailibi falam sobre a aprovação de Augusto Aras na PGR e a manutenção do líder do governo, Fernando Bezerra, após ele ser alvo da PF.
Sep 27, 2019
Papo de Política #4: O descompasso entre Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia, que agrada ao governo
1567
No quarto episódio, Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi e Maju Coutinho falam sobre a intriga política que atingiu a cúpula da Câmara e do Senado.
Sep 20, 2019
Papo de Política #3: Paulo Guedes na berlinda
1410
No terceiro episódio, Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi e Maju Coutinho falam da demissão do secretário da Receita Federal e como fica o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Sep 13, 2019
Papo de Política #2: O xadrez de Jair Bolsonaro
1533
No segundo episódio, Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi e Maju Coutinho falam do xadrez de Jair Bolsonaro: os vetos à Lei do Abuso de Autoridade, as mudanças à vista na cúpula da Polícia Federal e da escolha do procurador-geral da República.
Sep 06, 2019
Papo de Política #1: As guerras do presidente
1356
O Papo de Política é uma conversa semanal com Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi e Maju Coutinho sobre os principais lances da política e tudo o que você precisa saber pra ficar bem informado.
Aug 30, 2019
Conheça o "Papo de Política"
57
Uma conversa sobre os destaques da semana, bastidores do poder e o que vem por aí na política e na economia. Toda quinta, as jornalistas da Globo Natuza Nery, Maria Júlia Coutinho, Julia Duailibi e Andréia Sadi trazem análises e informações exclusivas para esse papo. Estreia: 29/08/2019.
Aug 23, 2019