Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer

By SIC Notícias

Listen to a podcast, please open Podcast Republic app. Available on Google Play Store.


Category: News

Open in Apple Podcasts


Open RSS feed


Open Website


Rate for this podcast

Subscribers: 622
Reviews: 0

Description

Para mudar o mundo, eles mantêm-se na sombra. Um programa da SIC Notícias com João Miguel Tavares, Pedro Mexia, Ricardo Araújo Pereira e coordenação de Carlos Vaz Marques


Episode Date
Acta incompleta, mas não rasurada
2966

Uma deputada quis rasurar da acta a intervenção de um outro deputado. O marido de uma ministra obteve fundos tutelados pela dita ministra. O descendente de um “benemérito ilustre” da Universidade Católica tem lugar assegurado na dita universidade. A esquerda francesa está a braços com a indignação feminista por ter uma prática sobre a violência de género contrário à sua retórica política a esse respeito. E em Itália a direita radical, coligada, conquistou o poder. Falta saber por quanto tempo se manterá o casamento.  

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Oct 01, 2022
“Rendam-se, pá, que a vida está cara”
3000

Há quem procure na internet instruções para partir um braço. É uma forma de resistência à mobilização militar decretada por Putin. Enquanto isso, continua a haver na imprensa portuguesa figuras públicas a sugerir aos ucranianos - sem ironia - que se rendam para evitar o aumento do nosso custo de vista. Para lá da guerra, o governo português parece estar em apuros. Com a oposição? Não. Com as dificuldades de comunicação entre a economia e as finanças. E mesmo entre um ministro e um secretário de estado sob a sua tutela. Que não falte sentido de Estado, dir-se-á. Mas para isso cuidado com as redes sociais e com a mixórdia de política com futebol.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Sep 24, 2022
O caminho das spyflugas
3015

Havia o caminho das borboletas, agora há o caminho das varejeiras. O caminho das spyflugas, em sueco. O futuro da Europa talvez passe por aqui. Pelo modo como a extrema-direita sueca será acolhida pela solução de governo saída de umas eleições que determinaram uma geringonça nórdica. A social-democracia ganhou mas perdeu. Além disso, há educação low tech, num ano lectivo a que faltam professores de informática. Há uma retirada abrupta, um palco de incógnitas sobre o modo como Putin poderá vir a reagir em desespero de causa. E há os famigerados truques; para quando o passe de mágica que derrote a malfadada inflação?

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Sep 17, 2022
Plebeísmos depois da Rainha
3042

O último acto público de Isabel II foi dar posse a uma nova chefe de governo: haverá alguma relação de causa-efeito entre os dois factos? Será de ter em conta esse último acto oficial? De que modo virá a nova primeira-ministra britânica a relacionar-se com a memória do tempo em que exibia publicamente o seu horror à monarquia. É este, claro, o assunto central da semana. Mas também se fala de outros assuntos bem mais plebeus: do pacote de Costa (salvo seja), da carta de um músico à primeira dama ucraniana, da escolha do novo ministro das Finanças e do merchandising da Festa do Avante.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Sep 10, 2022
Que é feito da silly season?
3058

Já houve um tempo em que Agosto era a chamada “época tonta”, um mês marcado pelos chamados “factos diversos” (soa melhor em francês) e por notícias irrelevantes. Agora, há uma guerra em curso, escândalos políticos, demissões de ministros e o diabo a quatro. Será isto também um dano colateral das alterações climáticas? O programa cujo nome toda a gente, excepto os quatro intervenientes, pode continuar a dizer esteve parado em Agosto. Mas o mundo continuou a girar e não foi para melhor, pelo que se impõe um balanço deste tempo de ausência. É caso para dizer que a silly season está de regresso e é aqui, todas as semanas. 

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Sep 03, 2022
Crimes, pecados e tranças
3036

Na última emissão desta temporada do programa que só quem vê e ouve pode nomear há um sururu com tranças, uma zaragata promovida por uma minoria que gosta de zaragatas, a sugestão de juntar à expressão ‘batata quente’ (aquele assunto que ninguém quer ser obrigado a resolver) a expressão ‘batata grelada’ (o assunto que ninguém quer resolver mas que não é de hoje, nem de ontem, tem décadas); há ainda a sugestão de uma solução capitalista para quem esteja com dúvidas em aceitar um convite para actuar na festa do Avante!, e, claro, há uma oração pela alma da Igreja Católica, porque pecados talvez Deus perdoe, mas crimes a Justiça não pode perdoar.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jul 30, 2022
O Almirante e o estrado da nação
3069

O estado da nação não se recomenda. O governo, se houvesse hoje eleições, já não teria maioria absoluta no parlamento. O proto-candidato socialista não chega aos dez por cento das intenções de voto. O povo desespera com a inflacção. O governo diz não querer ser feitos. A ministra mais popular do governo passou a ser agora a mais impopular. E há almirante a que os portugueses atribuem prioridades curativas. A vacina anti-política é desejada por muita gente. Só não se saber se Gouveia e Melo está disposto a administrá-la.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jul 23, 2022
Amplo, alargado e estrutural
3013

Os incêndios? É um problema estrutural. O PSD? O problema é estrutural. O novo aeroporto? Uma questão estrutural. O que é preciso fazer? Um debate alargado. Com que objetivo? Alcançar um amplo consenso. Neste programa há um elefante na sala, o corpo de um falecido em disputa e a sigla TVDE: Totalmente Vocacionado para o Desenvolvimento de Empresas.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jul 16, 2022
Por entre este calor de ananases
3043

Zedu morreu, Boris foi-se, um antigo primeiro-ministro japonês viu a vida pelas costas. O que contam os pequenos casos perante os grandes momentos decisivos? Há o congresso do PSD, sim senhor. E as suspeitas trafulhices com dinheiro do Banco de Fomento. Mas, e o Boris, mais as suas festas e as suas demissões? E as outras coisas todas que a semana nos dá? Bênçãos para continuarmos a sentir-nos vivia, por entre este calor de ananases

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jul 09, 2022
A história do ministro que entrou de peito feito e saiu de fininho
2963

Pedro Nuno Santos esteve quase a despenhar-se, mas numa manobra in extremis, com uma confissão de culpa na praça pública, acabou por conseguir fazer uma aterragem de emergência. Continua no governo depois de o gabinete do primeiro-ministro ter feito constar que ou ele se demitia ou seria demitido. A animação segue dentro de momentos. Ao mesmo tempo, a discussão sobre o aborto, que nos Estados Unidos, move juizes do Supremo e personalidades de todos os quadrantes políticos, é protagonizada em Portugal por um empresário de suplementos alimentares em confronto com um grupo de influencers. É para a farsa ser completa, temos arte contemporânea marota em Santa Cruz da Trapa.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jul 02, 2022
O problema do SNS é o bacalhau à brás
3056

Coisas que se ouvem num programa de televisão que já teve outro nome: A Justiça não é morosa, isso é mito. Os anões também têm direito à arena. Os franceses entalaram Macron entre Le Pen e Mélenchon. Depois do 31 de Julho entra Agosto (isto por acaso já tinha sido afirmado na lírica popular). Cada português fará um esforço para não estar doente. E fica ainda o diagnóstico que faltava para um problema candente: o culpado pela crise no SNS é o bacalhau à brás.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jun 25, 2022
Os bons modos e a barriga da grávida
3000

Marcelo beijou a barriga de uma grávida na semana em que o país discutiu a ruptura nas urgências de obstectrícia. Onde começa o afecta e termina a mensagem política de um político conhecido por não dar ponto sem nó? Sócrates deu uma entrevista à SIC, explicando porque não responde aos tribunais: sem “bons modos” não cumpre obrigações legais. E na guerra de Putin contra a Ucrânia, Costa ficou a falar sozinho: por inépcia ou por opção?

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jun 18, 2022
Teorias da conspiração e Vieira no Dia de Camões
3094

No dia de Camões, há quem proponha vieirismo. Mas o do Padre António Vieira; é de outro estilista da língua que se fala, a propósito da derrocada do vieirismo-costismo no Benfica. O antigo presidente queixa-se do atual, que por acaso foi ele que escolheu. Assim como o PCP denuncia uma “operação global” contra o partido. Terá genuínas razões de queixa ou está a construir uma teoria da conspiração para se defender de quem o crítica? Merkel, também muito criticada por ter tentado apaziguar Putin, veio esta semana justificar-se pela primeira vez desde o início da guerra. Uma semana marcada pela morte de Paula Rego, que pintava “para dar uma face ao medo”

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jun 11, 2022
A rainha e os três colegas
3001

Cavaco, “colega” de Costa (e de Sócrates, na verdade), afinal até tem boa imprensa - quando é ele a escrever sobre si próprio. Sócrates continua a recorrer demonstrando ter vastos recursos. A rainha de Inglaterra, que nunca fez nenhum, segundo Ricardo Araújo Pereira, juntou à família à varanda para uma cerimónia de Estado, mas foram as caretas do bisneto que captaram as atenções. Realidades comezinhas enquanto na Ucrânia a guerra a que Putin se recusa a chamar guerra já dura há cem dias.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jun 04, 2022
A vacina de Kissinger, o mau conselheiro e o laranjal sem sumo
2941

No laranjal sem sumo, não houve tempo sequer para um debate entre os dois candidatos que querem suceder a Rui Rio. Montenegro acha que está no papo e como Moreira da Silva teve Covid ficou cada um a falar para seu lado, na campanha das directas. Mas a controvérsia da semana fez-se em torno do “mau conselheiro”; uma polémica que trouxe à tona uma acentuada tendência para a partidarite no Tribunal Constitucional. Enquanto isso, cumpriram-se três meses sobre a guerra de Putin a que Putin não chama guerra; e a inteligência cínica do quase centenário Kissinger, que quis transformar Portugal na “vacina da Europa” e que apoiou a anexação de Timor pela Indonésia, voltou a fazer doutrina, para gáudio daqueles que recorrem à palavra “paz” como sinónimo de rendição ucraniana a Putin.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

May 28, 2022
Putin, promotor da NATO, Sócrates e a velocidade do TIR
3099

Putin empurrou suecos e finlandeses para a NATO. Putin está a fazer mais pela transição verde na Europa do que Greta Thunberg. Sócrates tem uma interpretação muito própria das regras do TIR, o termo de identidade e residência; e atropela a lei como um TIR sem travões. E se Sócrates (ainda ele) vier a beneficiar do acórdão que invalida a utilização de metadados, quem será responsabilizado por isso? Também se fala da reversão da lei do aborto nos Estados Unidos e dos memes no confronto judicial entre um casal desavindo de estrelas de Hollywood; um julgamento recheado de cenas escabrosas.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

May 21, 2022
Famiglia, pilinhas nazis e o regresso do RT
3041

É nazismo para cá, nazismo para lá… As acusações mútuas, em tempo de guerra, vão todas dar à mesma analogia, num medir de pilinhas nazis. Putin, sem nada para anunciar no tão aguardado discurso de 9 de Maio, inventou uma iminente invasão da Rússia pela Nato para justificar a invasão real da Ucrânia pela Rússia. Ao mesmo tempo, Ursula van der Leyen falou do sonho europeu em tom de filme de Hollywood e Macron recuperou a obsessão francesa pela Europa a duas velocidades. Ainda assim, a guerra não acabou com a Covid e voltámos a ter notícias do famoso RT, nem com a propensão para a família, no sentido nepotista do termo, ou talvez mesmo siciliano, do slogan ‘deus, pátria, família’ recuperado pelo partido de André Ventura.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

May 14, 2022
Queimem-se as fitas e outras cenas
2962

A ameaça do Armagedão ao virar da esquina inibe celebrações ou será, pelo contrário, um incentivo à festa? Na Queima das Fitas do Porto, entre a alegria estudantil e hectolitros de cerveja, a consciência da guerra acicata a necessidade de celebrar a vida. Sem esquecer o preço da gasolina, as queixas do PCP (alvo de críticas por não fazer distinções, como o Papa e Lula da Silva, entre agressores e agredidos), a birra do morto (político) ainda na liderança do PSD, e a reacção ofendida de uma terra minhota a uma cena de telenovela (pretexto para aprendermos a distinguir entre os cães de Castro Laboreiro e a raça sabujo da Serra do Soajo). 

See omnystudio.com/listener for privacy information.

May 07, 2022
Não há excesso de distância: Putin, Guterres e Le Pen
3109

Putin deu seis metros de distância e depois fez notar ao secretário-geral da ONU que ainda conseguia chegar mais longe: à hora a que Guterres estava em Kiev, uma salva de mísseis completou a guarda de honra. A distância que os ucranianos procuram, fugindo para o extremo ocidental da Europa, não é suficiente para os pôr a salvo de interrogatórios russos: vide a autarquia CDU de Setúbal. Tudo isto na semana em que a vitória de Macron não foi suficiente para derrotar Le Pen. Daqui por cinco anos falamos. Mas mesmo a esta distância já há razões para preocupação.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Apr 30, 2022
Resistência, presidência e Governo Sombra
3036

No domingo passam dois meses do início da guerra de Putin e os franceses escolhem o futuro presidente com uma amiga de Putin (embora agora o renegue) no boletim de voto. Santos Silva falou mais do que Zelenski, na sessão solene da Assembleia de República, mas o presidente ucraniano aguentou firme o discurso em português. O discurso e os hinos. Resistência não lhe falta, como está há dois meses a provar ao mundo. O PCP não esteve no hemiciclo, mas apareceu à hora da ‘flash interview’ para contestar o 25 de Abril ucraniano. E como neste programa não estamos legalmente impedidos de ter um ministro sombra, esta semana temo-lo. Jorge Moreira da Silva, candidato ã liderança do PSD, também não está legalmente impedido de ter um Governo Sombra e já fez saber que virá a tê-lo se suceder a Rui Rio

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Apr 23, 2022
Paz, ar condicionado e o martelo da força
3071

Sabem aquele gesto de esfregar a falangeta do indicador no polegar? Talvez ele explique muito do que se passa no mundo. É apenas uma hipótese teórica avançada num programa onde também se fala da guerra, de paz, da solidariedade com os agredidos e de ar condicionado. Tudo na semana em que o governo apresentou o orçamento tardio deste ano trágico. Também são protagonistas desta emissão o FMI, o ISCTE e o ‘martelo da força’ (quem se lembra ainda da Feira Popular) que já foi inquilino do Palácio de Belém.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Apr 16, 2022
Cenas domésticas e contributos para a paz
3039

É provável que este programa não contribua para a paz. Esforça-se, no entanto, por tratar temas tão diversos da pequena política nacional como a) a enésima ameaça do Chega de fazer cair o governo dos Açores; b) a corrida social-democrata à escolha do mais abalizado cargo para uma longa travessia do deserto e c) a onda de denúncias de assédio na Faculdade de Direito de Lisboa, que vai ter se descobrir juristas que redijam um competente código de conduta. Tudo assuntos domésticos de pouca monta quando comparados com a guerra de Putin e a irredutibilidade comunista na recusa de que o presidente ucraniano fale ao parlamento português. Pois se ele nem vem a Portugal, fazendo finca-pé em manter-se em Kiev. E além disso, tal como este programa, a alocução não contribuirá para a paz.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Apr 09, 2022
Uma semana de estalo
3083

Agora que já há governo, voltaram os factos políticos. Ou serão os “factos polîticos”? Parecendo que não as aspas podem fazer a diferença. O criador da figura voltou a surpreender esta semana ao aproveitar o discurso na posse do executivo para tratar de um assunto que era até agora apenas um rumor. Marcelo amarrou Costa aos quatro anos e meio de mandato e não se fala mais nisso. Do que não vai deixar de se falar tão depressa é da guerra de Putin, que não parece ter fim à vista, por mais adjectivos que Biden use para caracterizar Putin. Mas o tema mais surpreendente da semana foi um estalo. O óscar da grunhice vai para Will Smith, embora a agressão no palco da festa de Hollywood tenha revelado o preocupante sintoma de ainda nem toda a gente percebeu que uma piada é uma piada e um murro é uma agressão. Punida por lei, aliás.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Apr 02, 2022
Os impasses da guerra e os entretenimentos da paz
3116

Portugal tem pela primeira vez um governo paritário, com tantas mulheres como homens. E tem agora mais tempo vivido em liberdade do que o número de dias da ditadura. Pequenos factos comparados com o horror da guerra, entretanto atolada numa indefinição militar que não afasta, contudo, bem pelo contrário, os receios de uma escalada com resultados trágicos. Antes que tal aconteça, entretenhamo-nos em conjecturas sobre os delfins convocados pelo primeiro-ministro para disputarem entre si o futuro a partir de cargos de governo, a última derrota de um líder do PSD que não ficará na história e a ex-deputada que tem de ganhar a vida

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mar 26, 2022
A ameaça da folha em branco, um oligarca pelintra e o photo finish de Marcelo
2834

O Conselho de Estado foi unânime na condenação da invasão russa; a voz que poderia ter destoado faltou à reunião e não custa imaginar o alívio com que Marcelo saudou o facto de aquela cadeira ter ficado vazia. Assim sendo, no photo finish das condenações, o Presidente atribui a Portugal o primeiro lugar. Outro sinal claro de repúdio pela invasão: a notícia de que o Banco de Portugal congelou os 242 euros de uma conta em nome de um cidadão cujo nome foi incluído lista dos amigos de Putin; como não se lhe conhece o nome, chamemos-lhe apenas o oligarca pelintra. Ao fim da terceira semana de guerra, Putin coreografou um comício da milhares de pessoas, depois de ter ameaçado (num discurso que meteu “ostras, caviar e liberdade de género”) os “mosquitos” que o estão a incomodar. Entre eles, provavelmente, cidadãos que saem à rua com uma folha em branco e que, por essa extraordinária ousadia, acabam a ser levados pela polícia para parte incerta.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mar 19, 2022
Horrores da guerra, um português em dificuldades e uma ideia do Kirill
2962

O português mais rico do mundo está em apuros. O que poderá o país fazer por ele? É verdade que só é português há um ano e que o processo que lhe deu a nacionalidade portuguesa está sob investigação da Judiciária, mas nem por isso deixa de ser significativo constatar que a vida só começou a correr mal a Roman Abramovich depois de ele se ter tornado nosso compatriota. Os oligarcas russos estão a sofrer (coitados!), os automobilistas portugueses também (com os aumentos de preço dos combustíveis), mas a guerra (palavra banida do léxico russo) continua sem fim à vista, com o seu cortejo de misérias. Tem dado, ainda assim, para revelar o decálogo de uma certa russofilia sonsa. Putin também possui, por cá, os seus adeptos, mais ou menos declarados. Mesmo que não sejam apoiantes da explicação simples do Patriarca Kirill para o que está acontecer: a culpa, diz o alto dignitário ortodoxo, é do orgulho gay. Uma tese do Kirill.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mar 12, 2022
Quem não tem respostas faz perguntas nervosas
2983

Haverá na guerra vitórias morais? Pode um agressor ser aceite depois do crime de subjugar o agredido? Será mais improvável um comediante tornar-se presidente ou um presidente civil ascender à categoria de herói militar? E em caso de devastação apocalíptica, quem ficará cá, além das baratas, para cobrar a aposta perdida por aqueles que garantem ser impossível o recurso ao arsenal nuclear? Tantas perguntas para tão poucas respostas, abrindo caminho ainda a outras inquietações; por exemplo: quem, aos olhos de Ricardo Araújo Pereira, estará a sofrer de miopia? 

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mar 05, 2022
A guerra torna tudo o resto irrelevante (ou De Putin a Ribau Esteves)
3074

Treze segundos chegam e sobram para ser capaz de distinguir um agressor de um agredido, como o ministro dos Negócios Estrangeiros fez questão de dizer ao líder parlamentar do PCP. No programa que outrora teve oficialmente outro nome (e que ainda tem, para quem o segue, embora nós não possamos dizê-lo), a invasão da Ucrânia e a situação volátil no leste da Europa acorda fantasmas que a guerra fria parecia ter enterrado há muito. E torna a pequena política doméstica ainda mais pequena. Havemos de nos lembrar desta semana por muito anos.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Feb 25, 2022
A mais breve história de Portugal (do pikachu na cama ao banco… de jardim)
3015

Resumo da pátria em três episódios da última semana: um atentado que não existiu e um alarido de todo o tamanho por causa de um miúdo com problemas mentais, que tinha em casa umas facas e em cima da cama um pikachu; 150 mil votos para o lixo e uma trapalhada danada que deixou o país em banho-maria, à espera de governo e com orçamento só lá para o segundo semestre do ano; um novo banco (barato, este, ao contrário de outros) inaugurado ao mais alto nível por dois chefes de Estado e um edil - um banco de jardim. 

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Feb 19, 2022
Regras para a próxima pandemia e as cadeiras que ninguém quer
3067

Ninguém quer sentar-se ao lado do Chega. Há quem pretenda contribuir para o “normalizar”, mas considerando que é assim que o enfraquece. Na semana em que se falou muito do lugar de vice-presidente da Assembleia da República, quando os deputados eleitos ainda nem sequer tomaram posse no anfiteatro de São Bento, percebeu-se que, ironicamente, há quem queira, mesmo sendo contra o sistema, ocupar um dos seus assentos mais altos. Enquanto isso, mais de 80% dos votos dos emigrantes na Europa foram para o lixo e talvez esteja na altura de rever a lei eleitoral. Do que já não se vai a tempo é de reparar a decisão que obrigou turmas inteiras a confinamento compulsivo por causa da Covid-19, de acordo com uma norma que o Tribunal Constitucional veio agora considerar ilegal. Fica o alerta para a próxima pandemia.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Feb 12, 2022
Achtung! ou Do empate técnico à necessidade de comer o chapéu
2998

Houve mérito ou será o rabo virado para a lua que explica o que aconteceu? Costa deu o abraço do urso aos partidos à esquerda do PS e (achtung!) Rui Rio fez o resto, com a preciosa ajuda das sondagens. O empate técnico acabou por redundar numa maioria absoluta e há comentadores que, de acordo com uma expressão de Dickens, deviam estar agora a comer o chapéu. No rescaldo da noite eleitoral, houve estertores, mortes ainda sem certidão de óbito e forças políticas muito mal tratadas. Tal como houve forças emergentes e a ascensão de novos protagonistas políticos. Se nada de anormal acontecer entretanto, vão ser quase cinco anos a lidar com esta nova paisagem parlamentar.

 

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Feb 05, 2022
Últimas reflexões antes de votar
3024

Em dia de reflexão reflitamos sobre os últimos dias de campanha. Que é feito da vantagem com que Costa partiu para a corrida eleitoral? E que é feito do Rio que se zangava com a Justiça e a Comunicação Social antes de ter começado a pôr fotografias do gato nas redes sociais? Em que é que os portugueses estarão com a cabeça neste domingo: na eleição de 230 deputados ou na escolha do próximo primeiro-ministro? E onde pára Marcelo? É capaz de estar a aproveitar para recarregar baterias, porque a partir de segunda-feira pode vir a ser ele o principal protagonista em palco na política portuguesa.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jan 29, 2022
Notícias do zoológico eleitoral
3116

Na primeira semana de campanha eleitoral, o protagonismo político foi dos animais. (Calma, nada de indignações apressadas; não se está a chamar animais aos políticos, trata-se mesmo de bichos de quatro patas.) No apelo ao voto, surgiram dois gatos, um cão, uma coelha e até uma mosca (esta, sem ter sido convidada). Esperemos agora pelos desenvolvimentos zoológicos da próxima semana, para vermos se aparecerá em cena algum burro. Enquanto isso, o negacionismo chegou ao horário nobre das televisões, no debate dos partidos sem assento parlamentar. E as sondagens apontam agora para uma diferença cada vez menor entre Costa e Rio, que já anda a propor-se distribuir, em pedaços, a carcassa do animal que ainda não caçou.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jan 22, 2022
Da Marcelingonça à javardice (ida e volta)
3082

E se Rui Rio não quisesse ganhar? E se António Costa estivesse empenhado em criar uma Marcelingonça? (Num programa onde até se criam neologismos, não será surpreendente que mesmo o símbolo químico do potássio venha à baila; e a pronúncia restaurada do latim.) Parece que os duelos entre os líderes partidários deram boas audiências televisivas. Como não queremos perder esse manancial, atiramo-nos sobre eles à desfilada, como um esquadrão de cavalaria à procura de uma ideia. Mas também se fala de coisas sérias (poucas) e de (termo técnico) javardice. 

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jan 15, 2022
Vamos mitigar a lapidação?
3010

O tema político da semana foi a prisão perpétua. Desde 1884 que o assunto não estava na ordem do dia. André Ventura propõe, Rui Rio explica que o líder do Chega até nem é assim tão radical como o pintam. Enquanto isso, o primo liberal e o primo conservador acusam-se mutuamente de execráveis semelhanças com o Bloco de Esquerda. Ao fim da primeira semana de debates, houve truculência, temas fracturantes e até soja, touradas e noites mal dormidas.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jan 08, 2022
12 Desejos para 2022
3350

Alguém se lembra do que desejou ao entrar em 2021? Houve, com certeza, um pedido universal: que acabasse a pandemia. Não acabou. Os desejos de Ano Novo valem o que valem (que é o que os políticos dizem das sondagens), mas mesmo assim continuamos a formulá-los (e interessados nelas). Para esta emissão especial em noite de réveillon convidámos o rosto da renovação política mais significativa e surpreendente do ano que acaba de terminar: Carlos Moedas. O presidente da Câmara de Lisboa traz os seus votos para 2022 e os membros residentes do programa que há um ano tinha um nome que agora não podemos dizer (mas que toda a gente sabe qual é) ajudam à festa. Porque é noite de festa, ainda assim. Mesmo que nem todos subscrevamos os desejos uns dos outros, naturalmente. Ainda para mais a menos de um mês de eleições.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jan 01, 2022
Sobre a vaca de fundo e outros jogos de fortuna e azar
3373

O que será o “centro pragmático” e para que serve um “movimento cívico” de um vice-almirante? Estará a Armada armada em boa? Entretanto, haverá menos slots, mas o jogo de fortuna e azar em torno da TAP continua. E temos uma nova vaga de infeções, ao mesmo tempo que há quem pergunte se estará a nascer uma vaga de fundo que altere o panorama político. Vaga de fundo, talvez não; mas não é de descartar a hipótese de uma vaca de fundo - ou seja, o tipo de sorte inesperada (outra vez a fortuna e azar) que derrotou expectativas e fez gato-sapato das previsões dos analistas nas autárquicas de Lisboa. Faites vos jeux!

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Dec 25, 2021
Sebastianismo vacinal e a falta de noção
3019

A ministra da coesão acusou o governo de que faz parte de ser um dos mais centralistas de sempre. Haverá falta de coesão no conselho de ministros? O país celebrou a prisão de João Rendeiro, Rui Rio tuitou e o Presidente da República disse em público, a respeito do tuíte candidato a primeiro-ministro, que era não ter “noção”. Alguém perguntou ao vice-almirante se terá coragem para… e abriu-se a porta de uma candidatura a Belém. Chamemos-lhe sebastianismo vacinal. 

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Dec 18, 2021
Bóias, cautelas e etnias
3069

Talvez aquela coisa que se receou ser tão perigosa não represente afinal todo o perigo que se temeu. Mas será que as cautelas adicionais foram excessivas ou apenas prudentes? E a vacinação das crianças é assunto que todos podemos entender ou será melhor guardar alguma informação na gaveta? O CDS, entretanto, vai ter de fazer pela vida; Rio não deu a Chicão a bóia por que ele ansiava. E quanto vale a tristeza de Paulo Rangel, depois de se saber que quem o apoiou vai ter de procurar uma nova ocupação, fora do parlamento? Embora Rio garanta que tem nas listas várias “etnias”.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Dec 11, 2021
O passageiro Cabrita, as listas de Rio e os milhões da bola
2992

Chegou ao fim a viagem do passageiro Cabrita. O motorista do ministro foi acusado de excesso de velocidade e homicídio por negligência; o ministro mais impopular do Governo percebeu que estava na altura de deixar de ser um embaraço político a dois meses de eleições e demitiu-se. No PSD, a vitória de Rui Rio não acalmou as hostes e já está em curso a batalha pelos lugares elegíveis nas listas de candidatos a deputados. O mundo da bola volta a estar — quem diria! — sob suspeita; agora, depois do cartão vermelho, chegou o cartão azul. E o adágio de que onde há milhões, há ladrões. Rima, portanto deve ser verdade.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Dec 04, 2021
O PSD-R, a ministra que chora e as cadelinhas
3073

Terá a ministra da Saúde dito o que dizem que disse ou o que disse não é o que dizem que terá dito? Qualquer que seja a resposta Marta Temido pediu desculpa… indignada. Quase em simultâneo, o foragido Rendeiro confessou ter sido trocado por três cadelinhas: a Joana, a Clara e a Boneca. Só não se percebe o que o levou a dar uma entrevista burlesca, anunciando a intenção de processar a justiça portuguesa com um pedido de indemnização de 30 milhões. E há ainda a disputa entre Rio e Rangel; seja quem for o escolhido, o PSD irá a eleições, em Janeiro, como PSD-R, seja de Rangel ou de Rio.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Nov 27, 2021
O que se propala e o que se propaga
3060

Pan, pan, pan; está em curso o tiro ao alvo sobre a porta-voz do partido com preocupações verdes e negócios de frutos vermelhos. Enquanto isso, à medida que o vírus volta a propagar-se, discute-se se quem propõe o regresso de restrições é avisadamente cauteloso ou um mero propagador de alarmismo. E cinco meses depois do acidente fatal na auto-estrada, o ministro Cabrita diz que é um absurdo aquilo que se propala sobre a velocidade do carro em que viajava; o ministro propalou que não é aquilo que se propala, sem ter propalado, no entanto, o que seria correcto propalar. Cinco meses e um funeral depois.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Nov 20, 2021
Maçanetas,  fechaduras e diamantes de refugo
3025

Depois do entusiasmo com a tropa por causa da vacinação, houve na tropa quem achasse por bem pôr alguma água na fervura. Lembram-se de Tancos? Esta nova série também não lhe fica atrás a nível de burlesco, com uma traficância que, até agora, se revelou de refugo: oito diamantes no valor de 290 euros. Ainda assim, o caso já é político, porque o ministro da Defesa guardou o segredo da investigação muito bem guardado. Enquanto isso, Rio recusa debater com Rangel, Rangel recusa dizer com quem gostaria de formar governo sem maioria absoluta e Costa, entre eufemismos e alegorias, pede uma maioria reforçada e, para não ter de espreitar pela fechadura, diz que já tem a mão na maçaneta. E se a porta estiver fechada à chave?

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Nov 13, 2021
Cenários, cenários, cenários. E saudades do cefalópode
3103

Já há data, mas agora há também uma data de incógnitas para as eleições de 30 de Janeiro. Os cenários possíveis são tantos que Ricardo Araújo Pereira reuniu 27, embora, para não maçar ninguém, só se fale de três ou quatro; meia dúzia, vá lá. Lembra-se do cefalópode que adivinhava os resultados no mundial de futebol de 2010? Do que precisávamos agora era de um polvo Paul em cada esquina. Talvez com previsões fiáveis se evitassem cenas de sarrabulho, como a que obrigou a polícia a intervir numa sede do PSD onde os ânimos se exaltaram entre apoiantes de Rio e Rangel. E o CDS, ainda existe?

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Nov 06, 2021
Bem-vindos à crise política
3006

A Navalha de Ockham é o princípio segundo o qual a melhor explicação é, em geral, a mais simples. Nem de navalha em punho, no entanto, se entende tudo o que está a acontecer: desentendimentos à esquerda, zaragatas à direita, guerras de datas e idas ao multibanco. Talvez a navalha esteja romba, mas uma coisa é certa: a geringonça morreu, o orçamento foi rejeitado e a campanha eleitoral já começou

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Oct 30, 2021
Incertezas e contas de cabeça
3033

A plateia é de economistas mas ninguém tem contas certas quanto ao desfecho da incógnita do momento. O programa com o nome mais longo do espaço mediático português foi ao ISEG, o Instituto Superior de Economia e Gestão, encerrar a conferência sobre a economia da saúde, numa altura em que está em dúvida, com a discussão do orçamento, a saúde da economia. Tempos incertos, estes: incerteza à esquerda, agora que a geringonça já era, e incerteza à direita, quando se discute no PSD e no CDS o que o futuro será. O facto de não sabermos do que estamos a falar, desta vez não é só culpa nossa; a realidade está tão às escuras como nós

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Oct 23, 2021
Dar o corpo à ciência, mais crise menos crise
3026

Agita-se o espantalho da crise, com a perspectiva de eleições ao virar da esquina. Quem travará primeiro antes do precipício político sinalizado pelo Presidente da República? Enquanto isto, o PSD discute a liderança. O balão de oxigénio de Rio, nas autárquicas, durou pouco. Cavaco Silva ajudou à festa e despediu, de uma penada, Governo e oposição. E Rendeiro: terá fugido com uns quadros na bagagem? Tudo questões sem resposta científica, embora desta vez o programa decorra no FICA, o Festival Internacional de Ciência, em Oeiras. Onde, apesar deste palavreado, também se tratam assuntos sérios

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Oct 16, 2021
Pecados e crimes, um “de” a menos e outras minudências
3024

A picuinhice pode ser necessária na Justiça, mas convém que o escrivão esteja acordado; enquanto isso, sai mais um mojito para o fujão. Em Setúbal, 87 responsáveis clínicos dizem que assim não dá; o Governo acompanha. O relatório da pedofilia na Igreja Católica francesa voltou a fazer soar alarmes no Vaticano, mas em Portugal não há disso; e até já houve quem comparasse abusos sexuais com meteoritos. Sim, um clérigo.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Oct 09, 2021
A semana horribilis do PS, Rendeiro ao fresco e a clitóride
3036

Que farei com esta vitória?, perguntará o novo presidente da Câmara de Lisboa, depois de uma noite eleitoral em que Costa ganhou mas perdeu e Rio perdendo ganhou. Terão sido as autárquicas um sopro de mudança ou apenas uma leve aragem de alternativa? Numa semana horribilis para o PS, com Marcelo a desautorizar sem reticências o ministro da Defesa, o país constatou que os socialistas têm consigo o poder mas têm também, dentro de si, a oposição, com o agastado ministro das Infra-estruturas a rugir ameaçadoramente ao ministro Leão, das Finanças. Enquanto isso, diz-se que João Rendeiro se pôs ao fresco, mas os dois paradeiros possíveis noticiados, Belize e Singapura, são ambos territórios quentinhos. Singapura tem pelo menos a vantagem de ficar mais longe da Carregueira. E, sempre atentos ao funcionamento da língua, nesta emissão aprendemos uma nova palavra: clitóride

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Oct 02, 2021
Eleitoralismo, negacionismo e bunda
3168

Quem se lembra do tempo em que Angela Merkel ficou conhecida como “a gorda da canja”? Onde isso já vai. Quem se lembra de Fernando Nobre a pedir “Dêem-me um tiro na cabeça”? A veemência continua a mesma. Merkel e Nobre são, esta semana, protagonistas improváveis: ela porque se vai embora, ele porque voltou. No menu da atualidade há negacionismo, eleições e eleitoralismo. A bunda parece não fazer muito sentido aqui, mas ouvindo o programa percebe-se que não faz mesmo sentido nenhum

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Sep 25, 2021
No país patusco da campanha autárquica
3043

Na semana em que começou oficialmente a campanha eleitoral autárquica, uma volta a Portugal em cartazes e hinos para todos os gostos; dos slogans a que ninguém fica indiferente às palavras da língua portuguesa que nunca esperámos ouvir cantadas: “uuuuh, coligaçããão!.” O Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer com Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, João Miguel Tavares e Carlos Vaz Marques foi emitido dia 17 de Setembro na SIC Notícias

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Sep 18, 2021
Choninhas, selfies com terroristas e um juiz a pedir umas bastonadas
3027

Onde está o abuso policial, quando precisamos dele? - pergunta-se alguém a certa altura. O juiz negacionista testou a paciência da polícia sem sucesso. As bastonadas que estava a pedir ficaram em dívida. Um dos candidatos à Câmara de Lisboa também ficou em dívida em relação aos factos num duelo entre “choninhas” onde houve quem identificasse um animal feroz. E houve selfies de altos dignitários com um terrorista, uma discussão sobre a orientação sexual dos políticos, a lógica texana da batata e um momento de evocação de Jorge Sampaio, no dia da morte do antigo Presidente da República.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Sep 11, 2021
Um título é só um título
3075

No programa nascido para impedir que desapareça a ‘silly season’ (daqui em diante conhecido pela sigla PCNELIdD) também se fala de coisas sérias. Os talibãs voltaram ao poder e Biden deixou os afegãos à mercê da sua própria tragédia, nota Pedro Mexia. Nas contas das autárquicas, PSD e PCP são os partidos mais inquietos com os resultados de 26 de setembro, considera João Miguel Tavares. E Ricardo Araújo Pereira sente-se nervoso quando querem explicar-lhe o óbvio. Ah, e como soa bem o título do programa cantado ao piano.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Sep 04, 2021
Governo Sombra: Otelo, Simone Biles e um primeiro-ministro “irritantemente otimista”
3084
Esta semana, na última emissão antes da pausa de verão, os termos na ordem do dia continuam a ser vacinas, testes, covid-19, vagas, doses, certificados e idas a hóteis e restaurantes. A propósito da morte de Otelo Saraiva de Carvalho, João Miguel Tavares decidiu ser ministro da Meia Haste. A desistência de Simone Biles, na prova olímpica, levou Ricardo Araújo Pereira a ser ministro da medalha, e Pedro Mexia, a propósito do relatório final da comissão parlamentar ao Novo Banco, ficou com o ministério da conclusão. O Governo Sombra foi emitido a 30 de julho na SIC Notícias, moderado por Carlos Vaz Marques

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jul 31, 2021
Governo Sombra: Ministro da remodelação, do deserto e dos subalternos
3026
Esta semana, a propósito da sondagem que indica que a maioria dos portugueses defende mudanças no governo, Ricardo Araújo Pereira decidiu ser ministro da remodelação. O debate do Estado na Nação levou João Miguel Tavares a ser ministro do deserto. Pedro Mexia, a propósito do apuramento de responsabilidades pelos excessos cometidos nos festejos dos adeptos do Sporting, ficou com o ministério dos subalternos. O Governo Sombra foi emitido a 23 de julho na SIC Notícias, moderado por Carlos Vaz Marques

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jul 24, 2021
Governo Sombra: “Vieira demorou até ao final do filme a perceber que estava morto”
3065
Esta semana, a propósito da decisão do Tribunal Constitucional sobre os apoios sociais, Ricardo Araújo Pereira decidiu ser ministro do chumbo. As declarações de Luís Filipe Vieira levaram Pedro Mexia a ser ministro do destaque. João Miguel Tavares, sobre a notícia de que a operação Cartão Vermelho poderá envolver outros dirigentes desportivos, ficou com o ministério do arco-íris futebolístico. O Governo Sombra foi emitido a 16 de julho na SIC Notícias, moderado por Carlos Vaz Marques

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jul 17, 2021
“Cúmplice, conivente ou totó. Pode um totó dirigir o Benfica? Não recomendo Rui Costa e toda a direção que esteve ao lado de Vieira”
2924
A afirmação é de Ricardo Araújo Pereira que, no Governo Sombra, inaugurou o tema que marca toda a semana: a operação Cartão Vermelho, com a detenção de Luis Filipe Vieira. No programa houve tempo ainda para analisar as novas medidas para entrar em restaurantes e a Presidência da Eslovénia na Comissão Europeia. O Governo Sombra contou ainda com João Miguel Tavares e Pedro Mexia, foi emitido na SIC Notícias a 9 de julho e como sempre moderado por Carlos Vaz Marques

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jul 10, 2021
Governo Sombra: “Esta insensibilidade faz de Cabrita a caricatura de um vilão dos desenhos animados”
2995
Esta semana, a propósito da detenção de Joe Berardo, Ricardo Araújo Pereira decidiu ser ministro da fraude. Pedro Mexia, motivado pelo acidente fatal na A6 em que esteve envolvido um carro do ministério da administração interna, ficou com a pasta da circulação. O isolamento profilático de António Costa, estando o primeiro-ministro vacinado levou o João Miguel Tavares a ser ministro da quarentena vacinada. O Governo Sombra foi emitido a 2 de julho na SIC Notícias e foi moderado por Carlos Vaz Marques

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jul 03, 2021
Governo Sombra: “De que serve a Presidência do Conselho da UE se nem se pode assinar uma cartinha?”
3022
Esta semana, a propósito da decisão do governo português de não subscrever uma carta sobre direitos LGBT na Hungria, Ricardo Araújo Pereira decidiu ser ministro da neutralidade. Pedro Mexia, motivado pela tentativa por parte do Vaticano de condicionar uma iniciativa legislativa de combate à homofobia, ficou com a pasta da isenção. As declarações de Ferro Rodrigues, em relação ao jogo da seleção portuguesa de futebol, em Sevilha, a contar para o Europeu, numa altura em que a área metropolitana de Lisboa sofre um revés no desconfinamento levaram o João Miguel Tavares a ser ministro da cerca. O Governo Sombra foi emitido a 25 de junho na SIC Notícias e foi moderado por Carlos Vaz Marques

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jun 26, 2021
Governo Sombra e o desacordo entre Marcelo e Costa. É política ou saúde pública?
2992
Esta semana, o desentendimento entre Presidente da República e Primeiro-Ministro sobre a gestão da pandemia: um diz que não se anda para trás, outro diz que não se põe de lado a hipótese de não se andar para a frente. Ricardo Araújo Pereira traz uma alternativa: "andar para o lado". João Miguel Tavares diz que a proibição de circulação ao abrigo de um Estado de Calamidade, por comparação ao Estado de Emergência, é mais frágil do ponto de vista legal. Pedro Mexia relembra que António Costa "anda cá há 25 anos". O Governo Sombra foi emitido a 18 de junho na SIC Notícias e foi moderado por Carlos Vaz Marques

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jun 19, 2021
Governo Sombra sobre os dados dos ativistas russos: “É caso para pedir a demissão de Medina? É absolutamente evidente que devia demitir-se”
2986
Esta semana, Ricardo Araújo Pereira sente-se taxado e quer ser ministro do KGB (até já tem em vista informadores para o efeito), Pedro Mexia confessa-se espremido e João Miguel Tavares declara-se camarada. O Governo Sombra foi emitido na SIC Notícias a 11 de junho e moderado por Carlos Vaz Marques

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jun 12, 2021
Governo Sombra: “Quanto mais branco fores mais direitos tens”
3041
A não existência de arraiais, a propósito dos santos populares e o comportamento dos adeptos dos clubes que disputaram a final da Liga dos Campeões, a 29 de maio, no Porto, levaram o João Miguel Tavares a ser o Ministro do Saint Anthony. A decisão de Rui Rio de cancelar a participação do PSD na sessão de encerramento do congresso do Chega levou o Ricardo Araújo Pereira a ficar com a pasta dos limites. A propósito da “Carta Portuguesa dos Direitos Humanos na Era Digital”, o Pedro Mexia tornou-se ministro da desinformação. O Governo Sombra foi emitido na SIC Notícias a 4 de junho e moderado por Carlos Vaz Marques

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jun 05, 2021
Governo Sombra:“Se a Polícia mete o bedelho em guiões, os guionistas ainda farão trabalho policial”
3192
As alterações ao guião de uma série de televisão, propostas pela PSP, como condição para o empréstimo de fardas, levou Ricardo Araújo Pereira a ser o Ministro da Propaganda e Pedro Mexia a ficar com a pasta do Projecto. A semana fica marcada também pela notícia da condenação de André Ventura ao pagamento de uma multa por discriminação étnica, levando João Miguel Tavares a ser Ministro dos “bandidos”. O Governo Sombra foi emitido na SIC Notícias a 28 de maio e moderado por Carlos Vaz Marques

See omnystudio.com/listener for privacy information.

May 29, 2021
Governo Sombra: “Azeredo Lopes é um dos 4 cavaleiros do apocalipse”
3031
Na semana em que se soube que o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai a julgamento por ser acusado de ter favorecido a família e prejudicado o município, Ricardo Araújo Pereira foi ministro da banana. A acusação de assédio sexual feita a um militante do Bloco de Esquerda levou Pedro Mexia a ser ministro da defesa em Bloco e, a propósito das reações à conquista do campeonato nacional de futebol pelo Sporting, João Miguel Tavares diz-se ministro verde. O Governo Sombra foi emitido na SIC Notícias a 21 de maio

See omnystudio.com/listener for privacy information.

May 22, 2021
Governo Sombra: “O grande calcanhar de Aquiles de António Costa é a responsabilização”
3020
Na semana em que Luís Flipe Vieira foi ouvido na comissão de inquérito ao Novo Banco, João Miguel Tavares foi ministro do banco bom. As restrições sanitárias impostas aos veraneantes por causa da pandemia levaram o Ricardo Araújo Pereira a ser ministro das raquetes e, a propósito do anúncio da não recandidatura do presidente da câmara de Famalicão, Paulo Cunha, Pedro Mexia diz-se ministro dos altos voos. O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC Notícias a 14 de maio

See omnystudio.com/listener for privacy information.

May 15, 2021
Governo Sombra: "As mulheres estão fartas, fartinhas, e com muita razão"
2999
Na semana em que surgiram denúncias de alegadas agressões, assédio no trabalho e comportamentos abusivos, Ricardo Araújo Pereira foi ministro do "eu também". As eleições em Madrid levaram Pedro Mexia a ser ministro da navalha e, a propósito do caso dos imigrantes em Odemira e consequente braço de ferro no Zmar, João Miguel Tavares diz-se ministro do "ZzZZzz". O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC Notícias a 07 de maio

See omnystudio.com/listener for privacy information.

May 08, 2021
Ricardo Araújo Pereira no Governo Sombra: "Tenho duas mágoas na vida: nunca fui convidado para a Maçonaria e orgias também não"
2984
Na semana marcada pela controvérsia em torno da convenção do Movimento Europa e Liberdade (MEL) , Ricardo Araújo Pereira foi ministro da sopa no MEL. Também esta semana a Comissão Nacional de Proteção de Dados questou o INE em relação a possíveis fugas no armazenamento dos dados do censos, levando o Pedro Mexia a ser ministro de dar os dados. A propósito das declarações de João Cravinho, em entrevista ao Polígrafo SIC, sobre o bloqueio por parte do PS a leis de combate à corrupção e a resposta por parte de Constança Urbano de Sousa, o João Miguel Tavares foi ministro da memória um pouco afetada. O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC Notícias a 30 de abril

See omnystudio.com/listener for privacy information.

May 01, 2021
Governo Sombra: "Havia de chegar o dia em que o político/comentador Medina se comentava a si próprio"
2995
Na semana marcada pelas buscas à Câmara de Lisboa, Ricardo Araújo Pereira foi presidente da câmara de televisão, numa tentativa de demonstrar a “aparente institucionalização” do político/comentador em Portugal. No espaço de comentário que Fernando Medina tem na TVI, as suspeitas de corrupção na principal autarquia do país não foram tema de conversa - tendo sido o tema previamente abolido pela jornalista -, o que veio a gerar uma onda de indignação popular. O afastamento da Iniciativa Liberal do desfile do 25 de abril e o clima de acordo à volta da criminalização do enriquecimento ilícito, também foram debatidos por João Miguel Tavares, ministro da concordata, e Pedro Mexia que ficou com o ministério da iniciativa iliberal. O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC Notícias a 23 de abril

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Apr 24, 2021
Governo Sombra e o livro de Sócrates: “As indignações são muito mais convincentes do que as explicações”
3005
No Governo Sombra desta semana, Ricardo Araújo Pereira, João Miguel Tavares e Pedro Mexia fazem uma recensão crítica ao livro de José Sócrates e analisam as entrevistas mais recentes do antigo primeiro-ministro a diversos órgãos de comunicação social. O programa foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC Notícias a 17 de abril

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Apr 17, 2021
Governo Sombra sobre Operação Marquês: “Senti que estava a assistir a justiça quântica”
3272
Na semana marcada pela leitura da decisão instrutória da Operação Marquês, Ricardo Araújo Pereira foi ministro das Garantias, João Miguel Tavares ministro do Sistema e Pedro Mexia ficou com o ministério do Juiz Natural. O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC Notícias a 9 de abril

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Apr 10, 2021
“Antes as pessoas iam da política para a televisão. Agora é ao contrário. A crónica criminal é o sítio onde o recrutamento é acirrado”
2998
Suzana Garcia, a proto-candidata do PSD à Câmara da Amadora, o desafio lançado pelo juiz Rui Fonseca e Castro e a polémica à volta da lei-travão foram os temas em análise no Governo Sombra desta semana. Pedro Mexia sente-se prosador e quer ser Ministro MMA, João Miguel Tavares está manso e fica com a pasta dos Travões e Ricardo Araújo Pereira toma conta do Ministério do Machismo. O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC Notícias a 2 de abril

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Apr 03, 2021
Governo Sombra: “António Oliveira não tem nada a ver com futebol há 15 anos? É esquisito, temos visões diferentes”
3052
As escolhas do PSD para as autárquicas, o negócio das barragens da EDP e a situação da Groundfource foram alguns dos temas em análise no Governo Sombra desta semana, em que Pedro Mexia foi Ministro Feliz e Descontente, João Miguel Tavares ficou com a pasta das Barragens e Ricardo Araújo Pereira tomou conta do Ministério do Capital. Está reunido o Governo Sombra, moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC Notícias a 26 de Março.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mar 27, 2021
Governo Sombra: "Se Nuno Graciano quer combater a libertinagem que vá para catequista"
3008
Na mesma semana em que André Silva anuncia que vai renunciar ao cargo de deputado e líder do PAN, em que Nuno Graciano é anunciado como o candidato do Chega à Câmara de Lisboa e em que o Tribunal Constitucional chumba a lei da eutanásia, Pedro Mexia foi Ministro da Palhacização, João Miguel Tavares foi Ministro da Libertinagem e Ricardo Araújo Pereira ficou com a pasta da eutanásia. O Governo Sombra reuniu-se na SIC Notícias, a 19 de Março, com a moderação de Carlos Vaz Marques

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mar 20, 2021
Governo Sombra: um plano de desconfinamento com um quadrado e a conta-gotas
3013
Numa semana em que António Costa apresentou as novas regras de desconfinamento, Harry e Meghan deram uma entrevista polémica, e Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse do seu segundo mandato. Ricardo Araújo Pereira é o ministro do Privilégio, Pedro Mexia sente-se uma figurinha repetida e João Miguel Tavares o ministro do Quadrado/Retângulo às cores. Com moderação de Carlos Vaz Marques, o programa foi emitido dia 12 de março na SIC Notícias

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mar 13, 2021
Governo Sombra: "Quem deseja uns novos anos 20 vai ter que levar com os novos anos 30"
3084
No final da semana em que se completou um ano de pandemia em Portugal, com um balanço trágico e muita crispação política, Ricardo Araújo Pereira confessa-se críptico, Pedro Mexia prepara-se para um adeusinho e João Miguel Tavares sente-se sarkozysado. Está reunido o Governo Sombra, com moderação de Carlos Vaz Marques. O programa foi emitido a 5 de março na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mar 06, 2021
Governo Sombra: “Eduardo Cabrita lembra-me o poema que diz ser preciso dissolver o povo porque este não serve”
2937
Mais uma renovação do Estado de Emergência - é já o décimo segundo -, e instalou-se a discussão sobre o plano de desconfinamento (até com uma versão falsa a circular). O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, através do relatório apresentado em sessão parlamentar, fez saber que nem tudo corre bem porque “a população não interiorizou a gravidade da situação”. Marta Temido, ministra da Saúde, veio corrigir a mão e afirmar que “não há culpados, há uma doença”. Ricardo Araújo Pereira, esta semana ministro da interiorização, entra em desacordo com as razões invocadas por Eduardo Cabrita, por achar que o povo tem cumprido na sua larga maioria. João Miguel Tavares aplaude a atitude de Marta Temido, ao dizer que “somos todos povo”, já Pedro Mexia compara o ministro da Administração interna a um mestre-escola. A moderação é de Carlos Vaz Marques e o programa foi emitido a 26 de Fevereiro na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Feb 27, 2021
Governo Sombra: "Passos Coelho aparece como salvador da direita, mas foi ele que inventou André Ventura"
3024
Esta semana, Ricardo Araújo Pereira é ministro do sebastianismo. A direita continua à espera de Passos Coelho numa noite de nevoeiro, mas "alguém vai ter de ligar os faróis porque não se vê nada". No final de uma semana em que o governo abriu a consulta pública sobre o plano para aplicar os muitos milhões que vão chegar da Europa, sentam-se ainda à mesa João Miguel Tavares e Pedro Mexia. A moderação é de Carlos Vaz Marques e o programa foi emitido a 19 de Fevereiro na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Feb 20, 2021
Governo Sombra: “A sintonia entre Marcelo e Costa não pareceu assim tão clara esta semana”
2972
No final da semana em que os portugueses ficaram a saber que vão continuar confinados pelo menos por mais um mês, Ricardo Araújo Pereira declara-se florido por causa da Praça do Império, Pedro Mexia sente-se independente e quer ser ministro urbano, e João Miguel Tavares quer ser ministro da 11.ª, para falar na 11.ª renovação do estado de emergência. O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC a 12 de fevereiro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Feb 13, 2021
Governo Sombra: “Parece que voltamos ao pré-25 de abril, há a sensação de que ler é traficar”
3014
Depois do movimento de contestação à proibição da venda de livros - a não ser onlive -, a Associação Portuguesa de editores e livreiros afirma “não compreender o porquê da não aceitação governamental, àquilo que tinham sido os pontos com margem de manobra referenciados pela presidência da República”. João Miguel Tavares diz que há uma “certa lógica poética”, na medida em que as pessoas se “sentem traficantes de um bem essencial, muito em voga no antigo regime”. Ricardo Araújo Pereira refere a “infatilidade” da medida, enquanto que Pedro Mexia lhe acha “estranheza”. Carlos Vaz Marques moderou o Governo Sombra, que foi emitido na SIC a 5 de fevereiro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Feb 06, 2021
Governo Sombra: “Chamem-me maluco, mas, em princípio, quem fica à frente nas eleições ganha”
2981
Ricardo Araújo Pereira diz que o povo português, em princípio, é fanhoso, na medida em que, na noite eleitoral, cada pessoa interpretou o que quis dos resultados. No final da semana em que se fez o rescaldo das eleições presidenciais e em que vivemos a semana mais trágica da pandemia, juntaram-se também à mesa Pedro Mexia, João Miguel Tavares e Carlos Vaz Marques. O Governo Sombra foi emitido na SIC a 30 de Janeiro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jan 30, 2021
Governo Sombra: “Tivemos insultos, gritaria, insinuações e pedrada/pastilhada” nesta campanha
2997
Ricardo Araújo confessa-se chupista, João Miguel Tavares sente-se fechado e Pedro Mexia sente-se outra vez americano. No final da semana em que se concretizou a mudança de inquilino na Casa Branca e numa emissão do Governo Sombra já em período de reflexão – este domingo Portugal vai a votos, com o país fechado e a pandemia descontrolada. Moderado por Carlos Vaz Marques, o Governo Sombra foi emitido a 22 de janeiro na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jan 23, 2021
Governo Sombra: “Com taxa de abstenção prevista entre 70% e 80% nas presidenciais, está tudo em aberto”
3296
Outra vez fechados e com os números da pandemia fora de controlo, o recente confinamento pode ter um papel na eleição do próximo Presidente da República. O candidato presidencial, Vitorino Silva, alertou, já em setembro de 2020, para a falta de sensatez na realização de eleições durante o inverno (altura mais aguda para o contágio). E a previsão confirma-se. Ricardo Araújo Pereira afirma que uma possível alteração de data esbarra na Constituição, já Pedro Mexia defende que por se tratar de uma reeileição cujo resultado parece certo, com o alargamento do universo eleitoral aos portugueses residentes no estrangeiro e ainda a pandemia, o efeito conjunto destas variáveis pode aumentar a abstenção a níveis nunca vistos e ter influência nos resultados. João Miguel Tavares reforça que em Portugal há uma resistência histórica em fazer diferente. O programa, moderado por Carlos Vaz Marques, foi transmitido na SIC Notícias no dia 15 de Janeiro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jan 16, 2021
Governo Sombra: “Se o debate fosse entre Ventura e uma cadeira vazia, votava na cadeira vazia”
3364
Sobre o último debate da semana, numa hipotética segunda volta entre Ana Gomes e André Ventura, Ricardo Araújo Pereira não hesita: “votava em Ana Gomes. Mas ela que não fique vaidosa, porque se o debate fosse entre André Ventura e uma cadeira vazia, eu votava na cadeira vazia”. No debate em que André Ventura defendeu “barbaridades”, como cortar as mãos a alguns ladrões, João Miguel Tavares também se sentiu mais próximo de Ana Gomes. Ainda numa segunda volta hipotética em que nenhum dos membros do Governo Sombra acredita, Pedro Mexia votaria sempre em quem não defenda o radicalismo. O programa, moderado por Carlos Vaz Marques, foi transmitido na SIC Notícias no dia 9 de Janeiro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jan 09, 2021
Governo Sombra: 12 desejos para o ano de 2021, com a ajuda de Maria José Morgado
3043
Uma emissão especial com a partilha de 12 desejos para 2021, com a convidada especial e magistrada jubilada Maria José Morgado. Para Pedro Mexia um dos grandes desejos é o regresso das artes de palco ao palco, João Miguel Tavares quer mais empatia e menos trincheiras e Ricardo Araújo Pereira sonha com um tira-nódoas para a nódoa da violência doméstica. O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC no primeiro dia de 2021

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jan 02, 2021
Balanço de 2020 do Governo Sombra: “O policiamento obsessivo das consciências passou do confessionário da Igreja para as redes sociais”
3015
No último episódio de 2020, Ricardo Araújo Pereira esteve atento aos novos puritanos e canceladores implacáveis, Pedro Mexia preocupou-se com as democraturas na União Europeia e João Miguel Tavares viveu inquieto com aquilo a que chama a expansão da república socialista portuguesa. O Governo Sombra contou ainda com um convidado especial, o deputado socialista Sérgio Sousa Pinto. Em jeito de balanço, os ministros destacam a figura de Donald Trump, a polémica da disciplina de Educação Cívica e a morte de Vasco Pulido Valente. Moderado por Carlos Vaz Marques, o programa foi emitido a 25 de dezembro na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Dec 27, 2020
Governo Sombra: “Não dar palco a André Ventura é o mesmo que tentar apagar um incêndio com a boca”
2969
Numa semana marcada pelo recolhimento do primeiro-ministro António Costa - entrou em isolamento profilático depois de ter estado reunido com Emmanuel Macron, que entretanto testou positivo para a covid-19 -, também a corrida presidencial ganhou destaque a sensivelmente um mês das eleições: Marisa Matias e Ana Gomes afirmaram que não dariam posse a uma solução governamental que integrasse o Chega. Ricardo Araújo Pereira vê nesta tentativa de não dar relevância a André Ventura uma infantilidade, já João Miguel Tavares assume adorar o 'proibido proibir' e revela que há diferenças entre discordar e ilegalizar. Pedro Mexia reforça a ideia de que qualquer partido tem legitimidade de existência a partir do momento que é escrutinado pelo Tribunal Constitucional. O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC a 18 de dezembro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Dec 19, 2020
Governo Sombra: “O SEF é o Sevícias a Estrangeiros em Fronteiras”
2962
Esta semana, Pedro Mexia sente-se poucochinho, João Miguel Tavares declara-se mal examinado e Ricardo Araújo Pereira vê-se no papel de saca-rolhas e também como ministro do botão, por causa do SEF. Os acontecimentos precipitaram-se nos últimos dias, depois de ser conhecida a criação do chamado botão de pânico e, entretanto, oito meses depois do assassinato do cidadão ucraniano, a directora do serviço de estrangeiros e fronteiras deixou o cargo. O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC a 11 de dezembro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Dec 12, 2020
Governo Sombra sobre o plano de vacinação: "Em princípio, planos portugueses falham"
2978
Ricardo Araújo Pereira quer ser ministro do plano (de vacinação), mas não confia nele por ser português: "já são 4 décadas a observar este tipo de fenómenos". João Miguel Tavares propõe que se mude a nomenclatura e se passe a chamar ao que aí vem "evento de vacinação" - porque os portugueses são bons a organizar eventos e péssimos a executar planos. Pedro Mexia não sabe porque é que as farmácias ficaram para já fora de cena. Fica ainda no ar uma pergunta pertinente: a vacina será administrada no braço ou no rabo? O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e foi emitido na SIC a 4 de dezembro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Dec 05, 2020
Governo Sombra: “Passamos do racismo para o racismo do anti-racismo”
3005
O discurso do dirigente da organização SOS Racismo, Mamadou Ba, que apelava à morte do Homem branco assassino, colonial e racista como tentativa de por fim ao discurso de ódio, incendiou as redes sociais e trouxe o tema do racismo para cima da mesa. João Miguel Tavares considera que se anda às voltas nesta questão, defendendo que já é tempo de as pessoas serem apenas pessoas, independentemente da cor ou raça. Pedro Mexia defende que as palavras têm efeitos, por vezes, que vão para lá das intenções e Ricardo Araújo Pereira assume a pasta de ministro do genocídio com o propósito de defender que há uma inclinação moderna para a literalidade. O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC a 27 de novembro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Nov 28, 2020
Governo Sombra: “A melhor maneira de enfrentar André Ventura é gozar com ele”
3043
O estado de emergência foi prolongado por mais duas semanas com polémica no horizonte por causa do congresso do PCP. Mas antes da análise a esse tema, Ricardo Araújo Pereira escolhe ser ministro das grandes questões para falar sobre 'os melhores amigos de cor' de André Ventura, a propósito da entrevista de Miguel Sousa Tavares na TVI. Já João Miguel Tavares considera que o líder político comporta-se como um 'palhaço' e "a melhor maneira de enfrentá-lo é gozar com ele". Para Pedro Mexia, o silêncio seria a chave para não ir sempre a 'reboque' de tudo aquilo que Ventura diz. O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC a 20 de novembro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Nov 21, 2020
Governo Sombra sobre a morte no SEF: “o Estado português matou um homem”
2989
Ricardo Araújo Pereira quebra o silêncio sobre a “morte macabra” de um cidadão ucraniano pela mão do SEF, um assunto com “pouca visibilidade”, afirma. Pedro Mexia acompanha: “o que aconteceu foi espancamento, omissão de auxílio, desproporcionalidade absoluta dos meios usados, encobrimento, uma pseudoinvestigação e silêncio do SEF”. João Miguel Tavares menciona um relatório da própria acusação que aponta para um encobrimento ainda mais generalizado. Chama-lhe “cultura”. O programa foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC a 13 de Novembro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Nov 14, 2020
Governo Sombra: “Esta ideia de confinamento é uma espécie de asfixia auto-erótica”
3016
Quem o diz é Ricardo Araújo Pereira, tendo por base o Estado de Emergência que irá ser declarado mais uma vez em Portugal. A somar à "dimesão de carta branca passada ao governo" que parece ser algo "inquietante e perigosa", refere. A pandemia continua a progredir na Europa tendo já registado metade das mortes por covid-19 a nível mundial. Na semana em que se realizaram também as eleições americanas, foram chamados ainda a intervir João Miguel Tavares e Pedro Mexia. O programa foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC a 6 de Novembro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Nov 07, 2020
Governo Sombra: “O papá diz que não se pode sair do concelho, mas a mamã diz que é só uma recomendação, por isso não tenho certezas”
3058
Na semana em que os números da pandemia voltaram a bater recordes, Ricardo Araújo Pereira, ainda em confinamento, sente-se uma semi-reta, João Miguel Tavares confessa-se democrata e Pedro Mexia declara que a culpa é de Camões. Um Governo Sombra que vai do Orçamento do Estado à antecipação do que poderá sair da reunião extraordinária do Conselho de Ministros. Um programa moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC a 30 de outubro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Oct 31, 2020
Governo Sombra sobre o TGV: “Com menos uma ou duas autoestradas, já se tinha despachado o comboio”
3101
Passaram 21 anos desde que se falou pela primeira vez num TGV em Portugal. Ricardo Araújo Pereira tem “um amigo engenheiro” que diz que, neste tempo, teria dado para “trasladar Lisboa, pedra por pedra, para mais perto de Coimbra, para ficar finalmente a 1h15 do Porto”. Será o nosso TGV (Train à Grande Vitesse), na verdade, um TGL (Train à Grande Lenteur)? João Miguel Tavares diz que a empreitada é obviamente um bom investimento e reforça: “com menos uma ou duas autoestradas, já se tinha despachado o comboio”. Pedro Mexia acredita que ter um corredor rápido entre as principais cidades do país não é “propriamente uma obra faraónica”. Este Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC a 23 de outubro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Oct 24, 2020
Governo Sombra sobre a pandemia: “O voluntório é o voluntário que se torna obrigatório”
3028
O número de casos aumentou, chegou a segunda vaga. O Governo Sombra reuniu, mas não chegou a consenso. João Miguel Tavares acha que os portugueses “passam da histeria ao desleixo rapidamente”, Ricardo Araújo Pereira deixa uma questão no ar: “Há um relaxamento ou o vírus está só a seguir o seu caminho?”. Pedro Mexia confessa-se espantado com o excesso de autoridade do Governo e diz esperar que “o abanão não seja uma forma democrática dos 'safanões a tempo' do salazarismo". Este Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC a 16 de outubro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Oct 17, 2020
Governo Sombra sobre o Tribunal de Contas: “Isto só mostra que António Costa é um espertalhão e Rio um palerma”
2942
Depois de meses de confinamento nos estúdios da SIC, o Governo Sombra foi até Aveiro na semana de acolhimento aos novos alunos da Universidade. Em cima da mesa os motivos da substituição do presidente do Tribunal de Contas. Neste episódio, Pedro Mexia sente-se normal, João Miguel Tavares considera-se freguês e Ricardo Araújo Pereira declara-se impoluto. O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC a 9 de outubro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Oct 10, 2020
Governo Sombra sobre os drones militares que não funcionam: “este tipo de negociatas pulula pelas Forças Armadas”
3047
Num Governo Sombra de ministros inaptos para servirem nas forças armadas, o "lado Amish" de Ricardo Araújo Pereira veio novamente ao de cima: em vez de comprarem drones que não funcionam, a Marinha e a Força Aérea Portuguesa deveriam “pôr lá um tipo a vigiar a floresta”. João Miguel Tavares relembra que este tipo de “ajustes diretos e negociatas duvidosas pulula pelas forças armadas” e Pedro Mexia confessa que não exige muito de um drone, apenas que descole e aterre. O Governo Sombra foi emitido na SIC a 3 de outubro e contou com a moderação de Carlos Vaz Marques

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Oct 03, 2020
Governo Sombra: “Esta história de utilizar a covid-19 como desculpa pra tudo chama-se Portugal”
3007
No final da semana marcada pelo congresso do Chega, onde não houve distanciamento físico, e pelas declarações da presidente da câmara de Almada, Inês de Medeiros, também o aumento de casos de Covid-19 esteve em cima da mesa. Ricardo Araújo Pereira afirma tratar-se de “coerência com costumes ancestrais”, o 'nacional desculpismo' de tudo servir para relacionar com o vírus. Neste episódio, João Miguel Tavares considera-se praxado, Pedro Mexia sente-se 6/3 e Ricardo Araújo Pereira confessa-se medieval. O Governo Sombra foi emitido na SIC a 25 de setembro e contou com a moderação de Carlos Vaz Marques

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Sep 26, 2020
Governo Sombra: “Não foi muito inteligente Costa associar-se a um candidato que é arguido e um dos maiores devedores do BES”
2944
No final da semana em que as relações entre política e futebol estiveram na berlinda, Pedro Mexia quer ser o ministro da não-política e defende que não é aconselhável políticos entrarem em comissões de honra de futebol. João Miguel Tavares ainda não conseguiu perceber porque é que António Costa 'se meteu nisto'. Já Ricardo Araújo Pereira considera que “não foi muito inteligente Costa associar-se a um candidato que é arguido e um dos maiores devedores do BES.” Neste episódio, Araújo Pereira sente-se arquivado, Pedro Mexia declara-se romano e João Miguel Tavares confessa-se totalmente desastrado. O Governo Sombra foi emitido na SIC a 18 de setembro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Sep 19, 2020
Governo Sombra: Ana Gomes é 'o elefante' na sala socialista?
2998
Esta semana João Miguel Tavares declara-se vicentino, Pedro Mexia sente-se representativo e Ricardo Araújo Pereira confessa-se floco de neve. No final da semana em que a corrida a Belém acelerou, o Governo Sombra analisa as novas candidaturas em cima da mesa. O programa foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido a 11 de setembro na SIC Notícias

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Sep 12, 2020
Governo Sombra: “Existe falta de quadros e de gente com qualidade e isso nota-se. A pobreza do país nota-se”
3043
As palavras são de João Miguel Tavares, que destaca um dos maiores problemas de Portugal: “a incompetência muito evidente no planeamento, na exigência que se coloca sobre as chefias, principalmente quando está em causa o Estado”. Pedro Mexia fala sobre consensos políticos e as hesitações das organizações de saúde. Ricardo Araújo Pereira sublinha o “carácter desenrascado dos portugueses”, por oposição ao desastre que é quando há tempo para se pensar nas coisas. O Governo Sombra foi mediado por Carlos Vaz Marques e emitido a 4 de Setembro na SIC Notícias

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Sep 05, 2020
Governo Sombra: “Um professor ir dar aulas no mês de Setembro é tão importante como um médico tratar dos doentes”
2941
O país entrará em estado de contingência a partir de dia 15 de Setembro, aquando do regresso às aulas. João Miguel Tavares equipara os professores aos médicos na relevância que têm para a sociedade e não quer fazer “ataques prévios”, nem induzir o medo. Pedro Mexia realça os danos feitos à economia, que se começarão a notar cada vez mais, e Ricardo Araújo Pereira participou no programa a partir do Algarve, com uma entropia na ligação parecida à entropia que se apoderou do aeroporto de Faro, depois da abertura dos corredores aéreos. O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido a 29 de Agosto na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Aug 29, 2020
Governo Sombra: “Este pessoal vive no mundo dos drinks e não sabe realmente o que passam as pessoas comuns”
3002
João Miguel Tavares diz que o Ministério da Cultura tem sido um desastre na comunicação e fala no "elitismo da classe política, que ainda por cima é de esquerda e da área da cultura". Ricardo Araújo Pereira diz que este caso é uma "lição sobre concisão nas declarações públicas". Pedro Mexia acha que tem ficado claro que "a cultura não tem sido uma prioridade deste governo", mas relembra que "também não foi uma prioridade no governo anterior e que certamente não será com Rui Rio". O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido a 31 de julho na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Aug 01, 2020
Governo Sombra: “Rui Rio pode vir a ser mais perigoso que André Ventura”
3044
João Miguel Tavares sente-se entre fogos, Ricardo Araújo Pereira confessa-se vão e Pedro Mexia declara-se 'ão'. No final da semana em que o Governo discutiu o ‘Estado da Nação' e em que acabou com os debates quinzenais, Ricardo Araújo Pereira quer ser ministro do segundo lugar. Já João Miguel Tavares quer ser ministro da réplica política e teme que Rui Rio tenha em mente não um governo central, mas queira 'seriamente apostar numa coligação com André Ventura'. O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido a 24 de julho na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jul 25, 2020
Governo Sombra: “Na 'real politique' António Costa está a ser um oportunista sensato”
3018
Na semana em que ficaram a ser conhecidas as acusações a Ricardo Salgado e a mais 24 arguidos no caso BES, António Costa - que visitou Viktor Orbán, chefe do governo Húngaro - também foi figura de destaque. Na reunião, que decorreu em Budapeste, o primeiro-ministro português defendeu que as regras do Estado de Direito não devem servir de critério na destribuição dos fundos europeus. Por outras palavras, uma coisa é o dinheiro e outra diferente são os princípios. João Miguel Tavares diz não existir uma grande divisão entre oportunismo e sensatez e afirma tratar-se da 'real politique' - pois existe uma real dependência do dinheiro europeu -, ao que Ricardo Araújo Pereira apelidou de 'real dependentique'. Já Pedro Mexia destaca a habilidade de Costa e defende que será difícil voltar ao modo 'indignação com a Húngria'. Moderado por Carlos Vaz Marques, o Governo Sombra foi emitido a 17 de julho na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jul 18, 2020
Governo Sombra: “Um juiz como Carlos Alexandre deve estar muito tentado a adotar um espírito justiceiro”
2971
Sobre as investigações “que não andam nem desandam”, João Miguel Tavares faz uma pergunta retórica: “acham que Portugal está num estado que faz com que um juiz como Carlos Alexandre, que vê o que vê e sabe como acabam estes processos, esteja tentado a adotar um espírito justiceiro? Eu acho que sim”. Ricardo Araújo Pereira chegou à conclusão de que, fazendo contas à vida, aos 46 anos, já pode cometer os crimes complicados que quiser, “porque nunca irá dentro”. Pedro Mexia relembra que é um avanço os grandes casos de corrupção em Portugal estarem todos a ser julgados. Moderado por Carlos Vaz Marques, o Governo Sombra foi emitido a 10 de julho na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jul 11, 2020
Governo Sombra: “Abrimos solenamente as fronteiras e teremos de fechá-las se correr mal”
3028
Na semana em que o presidente da câmara de Lisboa decidiu partir a loiça e pedir que rolem cabeças, foram também reabertas as fronteiras entre Portugal e Espanha e isso leva Ricardo Araújo Pereira a querer ser ministro da ‘vacuna’ (vacina em espanhol). Pedro Mexia declara-se regional e João Miguel Tavares confessa-se fascista (ou, afinal, não). Moderado por Carlos Vaz Marques, o Governo Sombra foi emitido a 3 de julho na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jul 04, 2020
Governo Sombra: “Minha rica DGS, dos conselhos sem igual, diz-me agora o que fazer no passado Carnaval”
2998
Esta semana o Governo Sombra começa no Brasil, com a homenagem 'musical' de Bolsonaro às vítimas mortais por covid-19, e acaba em Lisboa, com as novas medidas do Governo para conter o contágio. Em mês de santos populares, não podiam faltar as quadras dedicadas à DGS. No programa emitido na SIC a 26 de junho, João Miguel Tavares declara-se a crédito, Pedro Mexia quer ser tudólogo e Ricardo Araújo Pereira sente-se a 20mil pés

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jun 27, 2020
Governo Sombra sobre a Champions: “O meu orgulho pátrio está no cume. Fiquei com vontade de escrever uma epopeia”
2964
Ricardo Araújo Pereira diz que ser senhorio da final da Champions é a epítome da grandiosidade do ínfimo. Pedro Mexia diz que a marca Portugal é, no fundo, uma marca branca e João Miguel Tavares não percebe porque estiveram 9 políticos, incluindo as três principais figuras do Estado, numa cerimónia onde se anunciaram 7 jogos. Um sente-se apoiado, o outro supremo e o último sentiu-se muito só, respetivamente. O Governo Sombra esteve reunido na SIC Notícias a 20 de Junho

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jun 20, 2020
Governo Sombra: “É preciso andar bastante distraído para dizer que não há racismo em Portugal”
3047
No final da semana em que Mário Centeno deixou o Governo, Ricardo Araújo Pereira declara-se acordado e quer ser ministro do cartaz na manifestação anti-racista. "A ideia que um polícia bom é um polícia morto é uma ideia abominável, estúpida. Agora, que dano causou aquele pedaço de cartão? Zero, nenhum. Nenhum polícia morreu nem vai morrer por causa daquele cartão." Já João Miguel Tavares confessa-se infra-estrutural, capacitado e desmaterializado e considera a afirmação de Rui Rio sobre a não existência de racistas em Portugal "profundamente tonta". Por seu lado, Pedro Mexia sente-se na Real Mesa Censória. Como sempre, o Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido a 12 de junho na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jun 13, 2020
Governo Sombra: “A burocracia é o que impede que o dinheiro da Europa acabe nos bolsos do costume”
3066
João Miguel Tavares sente-se arejado, mas teme que uma percentagem significativa do dinheiro que vem da Europa "seja atirada para o cano, ou diretamente para os bolsos dos Ricardos Salgados ou dos amigos do PS". Ricardo Araújo Pereira diz-se Ministro da Queda (do PIB) e Pedro Mexia diz-se Paraministro, como António Costa Silva. O Governo Sombra esteve reunido na SIC, a 5 de Junho, e foi moderado por Carlos Vaz Marques

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jun 06, 2020
Governo Sombra: “Qual é a melhor maneira de alguém se tornar milionário? Ser bilionário e comprar uma companhia de aviação. É um perdócio”
2967
Um Governo Sombra dedicado à 'novela' TAP, na qual Ricardo Araújo Pereira quer ser ministro da rota "turbulenta", que esta semana causou alguns enjoos e vómitos. Neste episódio Pedro Mexia declara-se sem rede, João Miguel Tavares sente-se Marshall e Ricardo Araújo Pereira confessa-se vago. O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC a 29 de maio

See omnystudio.com/listener for privacy information.

May 30, 2020
Governo Sombra e a cultura: “Os artistas não podem fazer take away, falta peso político ao Ministério da Cultura”
3141
Na semana em que reabriram os restaurantes, se voltaram a visitar museus com algumas cautelas e o debate sobre as presidenciais foi desconfinado, também a cultura esteve na ordem do dia. A iniciativa levada a cabo pela comunidade artística, em jeito de apelo público para uma recolha de fundos, reuniu um cabaz com produtos de primeira necessidade para apresentar a Graça Fonseca, ministra da Cultura. Uma graça no âmbito da desgraça que assola a maior parte dos trabalhadores do mundo artístico português. No debate, emitido na SIC a 22 de maio, participaram João Miguel Tavares, Ricardo Araújo Pereira e Pedro Mexia. A moderação esteve a cargo de Carlos Vaz Marques

See omnystudio.com/listener for privacy information.

May 23, 2020
Governo Sombra e a “intrigalhada política” entre Centeno, Costa e Marcelo: “Descoberta a cura para a abertura dos telejornais”
2997
A intriga política foi desconfinada e os telejornais deixaram de abrir com covid-19. "Não foi a cura para a doença, mas foi a cura para a abertura dos telejornais". Esta semana João Miguel Tavares quer ser ministro da alta-tensão/alta-confusão e, ao mesmo tempo, sente-se endémico, Pedro Mexia declara-se nacional e, de regresso à creche, Ricardo Araújo Pereira sente-se crescido. O debate foi moderado por Carlos Vaz Marques e emitido na SIC a 15 de maio

See omnystudio.com/listener for privacy information.

May 16, 2020
João Miguel Tavares no Governo Sombra: “Confinamento de etnias não é só uma baboseira, é um salto que André Ventura deu”
2934
O autoritarismo também parece estar a ser desconfinado. Numa semana, duas polémicas: o eurodeputado Nuno Melo diz que o historiador e dirigente do LIVRE, Rui Tavares, não pode apresentar programas de história na telescola e André Ventura sugere “um plano específico para uma etnia”. Pedro Mexia sente-se sem comparação, João Miguel Tavares “sente-se cigano, com muito orgulho”, e Ricardo Araújo Pereira diz-se bibliotecário. O Governo Sombra foi moderado por Carlos Vaz Marques e foi emitido na SIC a 8 de maio

See omnystudio.com/listener for privacy information.

May 09, 2020
João Miguel Tavares no Governo Sombra: “O Governo não foi corajoso em relação às escolas”
3041
Nos últimos dias de estado de emergência, Pedro Mexia quer ser ministro dos 4mil, por causa do limite do SNS com 4 mil camas, o ponto que pode vir a ser de retrocesso das medidas de desconfinamento. Já João Miguel Tavares considera que o "Governo não foi corajoso em relação às escolas", mas acompanha o primeiro-ministro nas restantes medidas. Esta semana Ricardo Araújo Pereira declara-se esférico, Pedro Mexia confessa-se impedido e João Miguel Tavares sente-se febril. O Governo Sombra foi emitido na SIC a 1 de maio

See omnystudio.com/listener for privacy information.

May 02, 2020
Governo Sombra: “A minha sensação é que há mais adultos do que crianças a ver a telescola para meter excertos na internet”
2963
No primeiro aniversário confinado do 25 de abril, o Governo Sombra debate a zaragata por causa das comemorações oficiais do dia da liberdade. Mas antes Ricardo Araújo Pereira quer ser ministro da telescola: "pela reacção ao trabalho destes professores, aprendi que um negócio que dá dinheiro em Portugal é a venda de archotes e forquilhas". Por seu lado, João Miguel Tavares julga que existem mais pessoas a criticar aqueles que dizem mal da telescola do que o contrário. "Chateio professores com regularidade, mas a minha experiência de pai de 4 filhos é de grande empenho dos professores" e este canal 'RTP Educação' devia existir em permanência. Mexia considera que a telescola cumpre com os objetivos. O Governo Sombra foi emitido a 24 de abril na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Apr 25, 2020
Governo Sombra: “Queremos, em nome de algum conforto, abdicar da liberdade?”
2852
Ricardo Araújo Pereira quer ser ministro do Big Brother. João Miguel Tavares confessa-se calibrado e Pedro Mexia democrático. Quando se fala de utilizar os dados pessoais para controlar os movimentos dos infetados com o novo coronavirus, “há quem se apresse a dizer que sim”, diz Ricardo Araújo Pereira. Pedro Mexia corrobora: “há quem não se importe de ceder os seus dados porque acha que não tem nada a esconder, o que é um argumento ridículo”. O Governo Sombra foi emitido a 17 de abril na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Apr 18, 2020
Governo Sombra: “Rui Rio cheira a naftalina autocrática. Ele devia fazer um esforço para a combater”
2957
Depois de mais uma semana de confinamento, Ricardo Araújo Pereira concorda com os místicos que consideram a covid-19 'um castigo da natureza' e vai mais longe: "eu não fui contaminado pela covid-19 porque... reciclo". Mexia tem particular interesse nos diários de quarentenas de luxo, de quem vai da piscina para o ginásio e do ginásio para a piscina. João Miguel Tavares quer ser ministro do chumbo por causa da posição de Rio e do PSD. O estado de espírito de Araújo Pereira passa pelo tom desafinado, João Miguel Tavares confessa-se amedrontado e Pedro Mexia declara-se setenta. O Governo Sombra foi emitido a 10 de abril na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Apr 11, 2020
Governo Sombra: “Os epidemiologistas deviam reunir-se para perceber quem ganha o campeonato”
2961
Pedro Mexia abandonou o relógio e Ricardo Araújo Pereira, em videochamada, quer ser o ministro da pandeconomia. João Miguel Tavares é o ministro das datas e considera que a maneira de enfrentar esta crise é conseguir o equilíbrio entre questões de saúde e economia, "um trabalho de subtileza, inteligência, rodeado de especialistas". Esta semana Ricardo Araújo Pereira confessa-se achatado, Pedro Mexia declara-se sossegado e João Miguel Tavares sente-se insuportavelmente monotemático. O Governo Sombra foi emitido a 3 de abril na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Apr 04, 2020
Diário da Emergência do Governo Sombra #8 “Uma coisa é quarentena num T2 na Arrentela, outra coisa é ter um quintal para espairecer”
512
João Miguel Tavares saiu à rua e viu mais gente do que esperava. Ricardo Araújo Pereira diz que não se pode julgar quem anda lá fora, porque não se sabe em que condições vivem - "uma coisa é um T2 na Arrentela, outra coisa é ter um quintal para espairecer um pouco". Pedro Mexia mostrou-se satisfeito com a carta aberta aos italianos da presidente da Comissão Europeia e Carlos Vaz Marques está impressionado com o número de armas vendidos nos EUA e o número de desempregados em 15 dias - 6,6 milhões. Os membros do Governo Sombra analisam as notícias do dia a partir das suas bibliotecas pessoais e à sexta-feira à noite encontram-se para a edição regular nos estúdios da SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Apr 03, 2020
Diário da Emergência do Governo Sombra #7 “Na Suécia dizem que não é preciso distanciamento social, porque isso é ser sueco”
613
Com a renovação do estado de emergência, o Governo Sombra renova também o seu gabinete de crise diário, apesar do desespero evidente dos ministros isolados em casa. "Os cientistas que se juntem e arranjem uma data para acabar com isto", pede João Miguel Tavares. Pedro Mexia fala da estratégia pouco consensual dos suecos, que continua com escolas, restaurantes e bares abertos, mas já conta com mais de duzentos mortos. Os membros do Governo Sombra analisam as notícias do dia a partir das suas bibliotecas pessoais e à sexta-feira à noite encontram-se para a edição regular nos estúdios da SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Apr 02, 2020
Diário da Emergência do Governo Sombra #6 “A quarentena do rei da Tailândia dá gosto, fechado em casa com 20 concubinas”
664
O Governo Sombra reúne-se diariamente durante 15 dias para debater o estado de emergência em Portugal. O ministro da compaixão é Pedro Mexia, que considera as declarações do ministro holandês "absurdas". Já Ricardo Araújo Pereira está fascinado com o rei da Tailândia. Os membros do Governo Sombra analisam as notícias do dia a partir das suas bibliotecas pessoais e à sexta-feira à noite encontram-se para a edição regular nos estúdios da SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Apr 01, 2020
Diário da Emergência do Governo Sombra #5 “Os chineses só deviam ter libertado esta pandemia depois do 5G”
673
O Governo Sombra reúne-se diariamente durante 15 dias para debater o estado de emergência em Portugal. João Miguel Tavares gostaria que a covid-19 tivesse aparecido depois da rede 5G e não antes, como de facto aconteceu. Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, João Miguel Tavares e Carlos Vaz Marques analisam a curva epidemiológica e também as notícias do dia a partir das suas bibliotecas pessoais e à sexta-feira à noite encontram-se para a edição regular nos estúdios da SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Apr 01, 2020
Governo Sombra: “Se a União Europeia não chegar a uma solução comum, não há União Europeia”
2945
No final da primeira semana de estado de emergência, continua a crescer o número de mortos e infetados em todo o mundo, num clima de incerteza que entre os parceiros europeus parece ter azedado de vez. Esta semana Ricardo Araújo Pereira declara-se epidemiologista amador, João Miguel Tavares reclama o título de cientista político e Pedro Mexia sente-se politiqueiro. O Governo Sombra foi emitido a 27 de março na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mar 28, 2020
Diário da Emergência do Governo Sombra #4 “O método de apedrejar doentes parece-me um encanto”
941
O Governo Sombra reúne-se diariamente durante 15 dias para debater o estado de emergência em Portugal. Cada vez mais desesperados com o isolamento profilático, os ministros do Governo Sombra não conseguem ver "o fim ao tacho" desta pandemia. Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, João Miguel Tavares e Carlos Vaz Marques analisam as notícias do dia a partir das suas bibliotecas pessoais e à sexta-feira à noite encontram-se para a edição regular nos estúdios da SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mar 27, 2020
Diário da Emergência do Governo Sombra #3 “Há um movimento sinistro de arranjar culpados para um vírus”
925
Em tempos excepcionais, medidas excepcionais. O Governo Sombra reúne-se diariamente durante 15 dias para debater o estado de emergência em Portugal. Desta vez uma rápida viagem ao Brasil de Bolsonaro e a Timor, onde um grupo de portugueses foi ameaçado pela população local. Um gabinete de crise constituído por Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, João Miguel Tavares e Carlos Vaz Marques, que analisam as notícias do dia a partir das suas bibliotecas pessoais e à sexta-feira à noite encontram-se para a edição regular nos estúdios da SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mar 26, 2020
Diário da Emergência do Governo Sombra #2 “Qual o entusiasmo dos deputados do PSD para estarem no plenário?”
1125
Em tempos excepcionais, medidas excepcionais. O Governo Sombra reúne todos os dias para debater o estado de emergência em Portugal. Desta vez uma análise detalhada à notícia do excesso de deputados na bancada do PSD e à entrevista de António Costa à TVI. Um gabinete de crise constituído por Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, João Miguel Tavares e Carlos Vaz Marques, que dissecam as notícias do dia a partir das suas bibliotecas pessoais e à sexta-feira à noite encontram-se para a edição regular nos estúdios da SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mar 25, 2020
Diário da Emergência do Governo Sombra: “Isto aqui não vai ser o telejornal”
842
Em tempos excepcionais, medidas excepcionais. O Governo Sombra vai reunir-se diariamente durante 15 dias para debater o estado de emergência em Portugal. Um gabinete de crise constituído por Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, João Miguel Tavares e Carlos Vaz Marques, que analisam as notícias do dia a partir das suas bibliotecas pessoais e à sexta-feira à noite encontram-se para a edição regular nos estúdios da SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mar 24, 2020
Governo Sombra: “Este fechamento de pessoas em casa não tem efeitos hoje ou amanhã. Psicologicamente é perigoso”
3003
Um Governo Sombra em estado de emergência, com o ministro do Estado Pedro Mexia, "perplexo com os grandes defensores de um Estado muito forte" e consciente que o isolamento dos portugueses não terá efeitos imediatos e será difícil de aguentar. Ricardo Araújo Pereira, que não costuma sair muito de casa, considera que o facto de lhe dizerem que "não deve sair" muda tudo. Já João Miguel Tavares frisa que há duas semanas os portugueses já queriam mais medidas do que o Governo e que "isto não é uma guerra", ao contrário do que disse Marcelo Rebelo de Sousa. Neste episódio emitido a 20 de março na SIC, Pedro Mexia declara-se colaborante, Ricardo Araújo Pereira sente-se marshall e João Miguel Tavares confessa-se de boca aberta

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mar 21, 2020
Governo Sombra sobre a nova pandemia: “A nossa relação com o nojo pode explicar a obsessão com o papel higiénico”
3088
Pedro Mexia diz que é normal que as pessoas tenham comportamentos estranhos. Ricardo Araújo Pereira acrescenta: "Quem tem cu tem medo”. O primeiro confessa-se apocalíptico, o segundo nega ser negacionista e João Miguel Tavares diz-se cavernícola. O Governo Sombra foi emitido a 14 de Março na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mar 14, 2020
Especial Covid-19: Tudo aquilo que precisa saber para gerir a sua vida face à pandemia
742
Vera Arreigoso, jornalista do Expresso especializada em temas de saúde, analisa o mais recente boletim epidemiológico da DGS sobre os infetados em Portugal, esclarece quais os principais sintomas e responde às principais preocupações dos portugueses neste momento - "posso viajar?" e "o que faço com os miúdos em casa sem escola?". Ouça este especial do Expresso sobre o novo coronavírus

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mar 12, 2020
Governo Sombra sobre a Operação Fora de Jogo: “O futebol português é uma lixeira”
3008
João Miguel Tavares, Ricardo Araújo Pereira e Pedro Mexia comentam a operação que fez quase meia centena de arguidos e várias buscas em diversas sociedades de clubes de futebol, dirigentes, escritórios de advogados e agentes intermediários. O Governo Sombra foi emitido a 6 de março na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mar 07, 2020
Governo Sombra: “Cada pandemia traz consigo uma proposta comercial. Agora são as máscaras”
3005
Com as vacas loucas era a carne de frango, com a gripe A foram os frasquinhos para lavar as mãos, agora são as máscaras. Ricardo Araújo Pereira e o seu ceticismo falam numa “proposta comercial” para cada pandemia. Carlos Vaz Marques pergunta: “afinal, o que é que nós temos a menos que os outros para ainda não termos um único caso de Coronavírus?”. João Miguel Tavares, também cético, diz que, se tivermos um milhão de casos, como diz a ministra da saúde, “nem vale a pena adotar medidas de prevenção, porque isso é toda a gente”. Quanto aos estados de espírito, Ricardo Araújo Pereira confessa-se castrado, Pedro Mexia diz-se vingado e João Miguel Tavares surpreendentemente socrático. O Governo Sombra foi emitido a 28 de fevereiro na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Feb 29, 2020
Governo Sombra: “No futebol parte-se do princípio que todas as regras de civilidade não existem”
2974
Numa semana marcada por um caso de racismo no futebol que deu muito que falar e pela decisão no Parlamento de despenalizar a eutanásia, são esses os grandes temas do Governo Sombra. Ricardo Araújo Pereira quer ser o ministro da passarada por causa do 'passarão que quer fazer de nós passarinhos' - será que não existem alguns pássaros estúpidos?! Já Pedro Mexia quer ser ministro do gesto de Marega, que se recusou a ser conivente com insultos racistas. Em relação a estados de espírito, esta semana João Miguel Tavares declara-se inamistoso, Pedro Mexia confessa-se arguido e Ricardo Araújo Pereira sente-se intersindical. O Governo Sombra foi emitido a 21 de fevereiro na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Feb 22, 2020
Governo Sombra sobre eutanásia: “Sou contra o referendo e a exumação de Cavaco Silva”
2970
A afirmação é de Ricardo Araújo Pereira, que se manifesta contra um referendo sobre a eutanásia e se considera 'escandalizado' com todos aqueles que em tempos foram contra o referendo e agora se manifestam a favor - “acho escandaloso que a Igreja agora ache que a eutanásia é uma questão referendável”. Além deste tema, ainda foram analisadas as acusações da Venezuela ao 'reino de Portugal' e os preços do imobiliário em Lisboa. Ricardo Araújo Pereira declara-se arrendado, João Miguel Tavares confessa-se vetado e Pedro Mexia sente-se elegível. Um programa emitido a 14 de fevereiro na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Feb 15, 2020
Governo Sombra: “Gerinpança, gerinsonsa, gerincoisa. Já chega de brincadeiras com palavras começadas por 'gerin'”
2911
Ricardo Araújo Pereira quer ser ministro do IVA e admite a sua ingenuidade por ter pensado que a descida do IVA da eletricidade fosse possível - "toda a gente queria baixar o IVA e de repente 'agarra-me senão eu baixo o IVA' e acabo com a estabilidade". Esta semana João Miguel Tavares está de quarentena, Mexia confessa-se descontextualizado e, enfim, Araújo Pereira sente-se caricatural. O Governo Sombra foi emitido na SIC na noite de 7 de fevereiro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Feb 08, 2020
Governo Sombra: “Há muita gente conservadora e extremada que está no CDS, mas que devia estar no Chega!”
3012
A afirmação é de João Miguel Tavares, sobre a polémica em torno de Abel Matos Santos. Já Ricardo Araújo Pereira quer ser ministro do aumentativo por causa de Chicão, embora preferisse um Chiquinho. "Chicão não é muito melhor que Paulinho das feiras". Um Governo Sombra que vai do Congresso do CDS à declaração racista de André Ventura, passando ainda pela fonte da investigação Luanda Leaks, Rui Pinto, e pela confiança política que Joacine perdeu. Um programa emitido na SIC a 31 de janeiro

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Feb 01, 2020
“Já temos matéria suficiente com Isabel dos Santos para um policial? Sim, temos”, afirma o ministro da surpresa, Ricardo Araújo Pereira
2894
Ricardo Araújo Pereira quer ser o ministro da surpresa. Isto porque a protagonista da semana é Isabel dos Santos e RAP sublinha como é engraçado ver o sobressalto e até mesmo o espanto de tantos perante as notícias de corrupção. Neste Governo Sombra João Miguel Tavares confessa-se implodido e Pedro Mexia declara-se operário. O programa foi emitido a 24 de janeiro na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jan 25, 2020
O duplo problema aritmético e ortográfico da “graçola” de Rui Rio
3313
Ricardo Araújo Pereira confessa-se celibatário, Pedro Mexia sente-se o sexto e João Miguel Tavares declara-se verde elétrico. Neste Governo os ministros analisam detalhadamente a "graçola" do Zequinha e antecipam cenários possíveis no PSD. O programa foi emitido na noite de 17 de janeiro na SIC

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jan 18, 2020
A primeira reunião do Governo Sombra: “Vamos pedir um estúdio com piscina e jacuzzi?”
2816
Uma mudança de canal televisivo em grande, para um estúdio grande, com uma mesa grande. Na SIC, no primeiro episódio do renovado Governo Sombra, João Miguel Tavares assume a pasta de ministro da contabilidade criativa, para falar da criatividade do Orçamento do Estado, Pedro Mexia quer ser ministro do clima e Ricardo Araújo Pereira sente-se complicado dos nervos, sobretudo por causa da tosse de Pedro Mexia, mas também por causa das notícias mais recentes sobre o Irão

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jan 11, 2020
Governo Sombra estreia-se esta sexta-feira na SIC e o podcast no Expresso
11
Os quatro ministros pegaram nas respetivas pastas e mudaram de estação televisiva. Esta sexta-feira, 10 de janeiro, o Governo Sombra toma posse na SIC. Como habitualmente, João Miguel Tavares, Pedro Mexia, Ricardo Araújo Pereira e Carlos Vaz Marques mantêm-se na sombra para mudar o mundo, rumo à maioria. Não perca - e use a sua app de podcast para assinar o programa depois de a emissão ir para o ar

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Jan 09, 2020