Geração 80

By Francisco Pedro Balsemão

Listen to a podcast, please open Podcast Republic app. Available on Google Play Store and Apple App Store.


Category: Society & Culture

Open in Apple Podcasts


Open RSS feed


Open Website


Rate for this podcast

Subscribers: 42
Reviews: 0
Episodes: 15

Description

Livres e sonhadores, os anos 80 em Portugal foram marcados pela consolidação da democracia e uma abertura ao mundo impulsionada pela adesão à CEE. Foram anos de grande criatividade, cujo impacto ainda hoje perdura. Apesar dos bigodes, dos chumaços e das permanentes, os anos 80 deram ao mundo a melhor colheita de sempre? Neste podcast, damos voz a uma série de portugueses nascidos nessa década brilhante, num regresso ao futuro guiado por Francisco Pedro Balsemão, nascido em 1980


Episode Date
Gonçalo Almeida Ribeiro: “Nós não somos a geração que se aburguesou, mas somos a geração que é filha daqueles que se aburguesaram e que cresceu numa família rica, próspera e optimista”
May 16, 2024
Mariana Cabral: “Nenhum feed das redes sociais é real. A curadoria do otimismo e do positivismo infinito não são reais. Nas minhas redes procuro um bocadinho mais de realidade. Se nas nossas redes só temos feeds bonitos e florescentes é mais rápido acharmos que só nós é que estamos errados, sozinhos e numa bolha escura”
May 09, 2024
Daniel Oliveira: “Quando és exposto a adversidades tão cedo ganhas capacidade de relativizar outro tipo de problemas; a pressão que vivo é um privilégio”
May 02, 2024
Joana Marques: “Nada do que faço tem a ver com coragem. Quero acreditar que as pessoas são sempre muito mais agressivas e violentas na Internet; nunca tem uma transposição para a vida real e espero que continue a não ter”
Apr 25, 2024
Matilde Campilho: “Em Portugal, viver da escrita de ficção é muito difícil, eu não consigo. Escrevo crónicas para jornais, guiões de programas de rádio e faço traduções. Passo os meus dias em frente aos livros”
Apr 18, 2024
Daniela Ruah: “Tornei-me uma figura pública aos 16 anos, depois dos Jardins Proibidos, e nunca me deslumbrei. Nos EUA a fama já fazia parte do dia-a-dia”
Apr 11, 2024
António Leitão Amaro: “A política entra em conflito com família e com o amor; pede dedicação, horas inaceitáveis, exige imenso de quem é marido ou mulher de um político”
Apr 04, 2024
António Miguel: “Nasci no ano em que Portugal entrou na CEE, sou da geração do sonho europeu, a geração Erasmus, a primeira geração qualificada que mais emigrou. Cresci com o Maradona, o Ayrton Senna, a última volta da Fernanda Ribeiro, e sei que a nossa geração tem a capacidade de mudar a narrativa”
Mar 28, 2024
Afonso Pimentel: “Os homens da nossa geração são mais angustiados, são os primeiros com o peso às costas de sermos um grande pai, um grande marido, um grande amante e um grande amigo, tudo na mesma pessoa”
Mar 21, 2024
Inês Lopes Gonçalves: “Hoje ninguém se aborrece, porque temos telemóveis e estamos num scroll infinito. Tentar entreter os meus filhos é uma luta diária, porque já nem eu sei estar sem fazer nada”
Mar 14, 2024
Alexandre Meireles: “Os meus pais achavam que trabalhar num grande grupo era uma garantia de segurança, mas agora já não é assim. Os jovens também emigram porque não se sentem importantes dentro das empresas”
Mar 07, 2024
Diana Chaves: “Se eu pudesse voltar atrás diria à menina que eu fui e que perdeu a mãe muito cedo para não perder a esperança, porque ainda iria ser muito feliz”
Feb 29, 2024
Pedro Delgado Alves: “A ideia de que ser titular de um cargo político é algo negativo, é bastante penalizador reputacionalmente”
Feb 22, 2024
Carminho: “A determinação de Cristiano Ronaldo inspira-me. A geração de 80 é uma geração de pessoas muito trabalhadoras e que, com pouco, sempre fizeram muito”
Feb 15, 2024
Bruno Nogueira: “A fragilidade com que as pessoas mais novas lidam com o mundo faz com que o mundo seja um sítio impossível de viver”
Feb 08, 2024